Notícias - Promoção à Saúde Estudantil

Projeto “Visível-Mente"

• Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 17h03
  • Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 17h05

O tema saúde mental e sofrimento psíquico entre universitários vem sendo discutido nos últimos anos em diversos países. O sofrimento mental traz repercussões psicológicas e queixas fisiológicas e, quando não recebe a devida atenção, impacta diretamente na qualidade de vida.

Pensando nisso, a Seção de Produção de Saúde e Cuidado /SPSE/CQV/PROAF desenvolveu o projeto “Visível-Mente” com o intuito de estabelecer um canal de escuta contínua com os estudantes, e abordar temas de interesse na área de saúde mental.

Convidamos você, estudante da UFSB, a participar enviando perguntas/dúvidas e sugestões de temas de interesse sobre saúde mental, através do preenchimento de formulário, via google forms, sem necessidade de identificação do participante (Link do formulário: https://forms.gle/gF2H28onjG4BWfGX9).

Na medida que as perguntas/dúvidas/sugestões forem recebidas, entraremos em contatos com profissionais da área da psicologia, da UFSB ou externos, para responderem os questionamentos feitos pelos discentes.

Em sua primeira publicação, abordamos o tema: “Dialogando com a Ansiedade” escrito pela Psicóloga Johana Mascarenhas.Confira!

* Texto na íntegra no final da página!

Dialogando com a nossa ansiedade.

A ansiedade, é uma das emoções cada vez mais experimentada na atualidade, seja pelo tempo que vivemos, ou pelo momento de pandemia onde há um impacto direto da saúde mental. Estamos lidando cada vez mais com mudanças e incertezas.

Falar de ansiedade é falar antes de qualquer coisa sobre uma emoção. Ela está cada vez mais ganhando visibilidade e sendo experimentada pelas pessoas de maneira intensa, no qual é perceptível a crescente dificuldade em saber como lidar com situações aonde ela venha à tona.

Todos os sujeitos sentem a ansiedade, assim como a alegria, a tristeza, o medo e as diversas emoções que os seres humanos compartilham. Porém, ela pode se configurar também em um processo disfuncional e também caminhar para um transtorno psiquiátrico. Assim, se faz essencial diferenciarmos a ansiedade emoção da ansiedade disfuncional e patológica.

Trazendo de forma bem breve e simplificada, o que acontece com a ansiedade como patologia é que há um processo de generalização e evitação continuada, no qual a pessoa cada vez mais deixa de entrar em contato com situações possíveis de gerar emoções e sensações desagradáveis e o fato de pensar nessas possibilidades já a leva para um estado ansioso.

A ansiedade se comunica diretamente com o corpo, podendo ter as mais diversas reações, cito aqui as mais comuns: como sudorese, falta de ar, coração acelerado, sensação de desmaio, formigamento, dores de barriga, inquietação. Para cada  sujeito ela irá se manifestar de forma única, então o processo de auto-observação e de autoconhecimento é essencial para aprender a lidar com a ansiedade e identificar de qual a pessoa está vivenciando naquele momento.

Ressalto que é necessário a compreensão dessa emoção e de seu papel em ser uma grande defesa e que toda ansiedade está anunciando algo que precisa ser cuidado e olhado. Ela vai aparecendo em diversas situações e momentos da nossa vida, poderíamos definir diversas formas como ela se expressa, ela pode ser, por exemplo: existencial, que se relaciona com o processo de estarmos vivos, de precisarmos fazer escolhas; a natural que surge para as pessoas em momentos relevantes de sua vida, como um casamento, uma viagem; saudável que é quando ela surge, mas se consegue lidar e a emoção passa; a patológica que como foi explicado acima envolve esse processo de evitação continuada e requer diagnóstico de um profissional especializado. Também existe a ansiedade disfuncional que seria quando não se consegue lidar bem no momento em que ela aparece podendo levar a conhecida ‘crise de ansiedade’.

A ansiedade atualmente é vivenciada como se fosse somente disfuncional ou como se quiséssemos evitar a todo custo sentir emoções desagradáveis. Isso está diretamente