Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Notícias > Precisamos falar sobre Saúde Menstrual!
Início do conteúdo da página
Notícias - Promoção à Saúde Estudantil

Precisamos falar sobre Saúde Menstrual!

  • Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 15h18
  • Última atualização em Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 16h21
  • Acessos: 1245

Precisamos falar sobre Saúde Menstrual!

Em outubro de 2021, foi sancionada no Brasil, a Lei nº14.214, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Esta Lei entrará em vigor após decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicação oficial, ou seja, nos próximos dias. Trata-se de estratégia para promoção da saúde e atenção à higiene, com os seguintes objetivos:

I - combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação feminina, ou a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição;

II - oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual (BRASIL, 2021).

No Brasil, a realidade menstrual das pessoas que menstruam foi avaliada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” (2021), as privações durante o período menstrual incluem desde a falta de serviços de saneamento básico, como: acesso a chuveiro, água canalizada, esgotamento sanitário, a itens de higiene, como: sabonetes, papel higiênico e absorventes.

No intuito de promover educação em saúde e realizar estudo técnico sobre a viabilidade da distribuição gratuita de absorventes para discentes em condições de vulnerabilidades socioeconômicas na UFSB, o Setor de Promoção à Saúde Estudantil (SPSE), da Coordenação de Qualidade de Vida (CQV)/PROAF lançou o projeto: “Precisamos falar sobre Saúde Menstrual”. Como primeira atividade, o SPSE/CQV/PROAF realizou levantamento de informações sobre a realidade menstrual de discentes da Universidade. Ao todo, 130 respostas foram coletadas entre 26 de outubro a 05 de novembro de 2021. Convidamos a comunidade acadêmica para conhecer os resultados desse levantamento e os desdobramentos previstos. O relatório completo está disponível no link da bio e em nosso site, através do endereço : https://ufsb.edu.br/proaf/images/cqv/Relat%C3%B3rio_-_Projeto_Precisamos_Falar_sobre_Saude_Menstrual.pdf

 

273251116 629118978304092 1718808607133628358 n

Fim do conteúdo da página