Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto "Bem-estar"

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 13h02 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 16h17 | Acessos: 1001

Simone Biles. 

Ginasta profissional dos Estados Unidos. Vencedora de vinte e cinco medalhas em campeonatos mundiais, sendo dezenove delas de ouro. Nessa terça-feira (27 de julho) Simone Biles se retirou das finais da equipe de ginástica feminina nas Olimpíadas de Tóquio devido a questões de saúde mental.

Nesta semana, durante as olimpíadas, um tema ganhou destaque nos noticiários: Atletas de alto rendimento, que acumulam vitórias e medalhas, apontam a saúde mental como condição necessária ao seu bem-estar e rendimento profissional.

Estudo publicado em 2019, evidenciou um número crescente de sintomas e distúrbios de saúde mental em atletas de elite. No esporte de alto rendimento, a saúde mental não pode ser separada da saúde física, sob o risco de aumento de lesões físicas e atraso na recuperação do atleta.

Diante desse debate, o Setor de Promoção à Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de vida/PROAF, trouxe como tema da Ação “Bem-estar” do mês de Julho, a importância da saúde mental nas diversas áreas de atuação e na vida acadêmica, permeada por desafios, que não deve ser a custa do adoecimento do corpo e da mente.

Fonte: REARDON, C.L. et al. Mental health in elite athletes: International Olympic Committee consensus statement. British Journal of Sports Medicine, v.53, n.11, p:667-699, 2019. http://doi.org/10.1136/bjsports-2019-100715


Post Azul Claro de Novembro Azul para Redes Sociais 3

Saúde mental vale mais que ouro

"Eu tenho que colocar meu orgulho de lado. Tenho que fazer o que é certo para mim e focar na minha saúde mental e não colocar em risco minha saúde e bem-estar. É por isso que decidi dar um passo para trás." 

Simone Biles

 

Post Azul Claro de Novembro Azul para Redes Sociais

 

Saúde mental vale mais que ouro

"Também temos que focar em nós mesmos, porque no final das contas também somos humanos. Portanto, temos que proteger nossa mente e nosso corpo, ao invés de apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos."

Simone Biles

Fim do conteúdo da página