Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Edital da seleção para Rede CUNI previsto para 11 de março
Início do conteúdo da página

Edital da seleção para Rede CUNI previsto para 11 de março

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 17h03
  • Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 14h33
  • Acessos: 2959

Estudantes do Ensino Médio nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia podem se preparar para o Processo Seletivo da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI). A previsão da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) é de publicação do edital com os detalhes da seleção no dia 11 de março. As inscrições de interessados devem ocorrer entre 08 e 17 de abril. As aulas para essas novas turmas iniciarão no dia 27 de junho, data de abertura do quadrimestre letivo 2022.2 conforme o Calendário Acadêmico.

A previsão é de 440 vagas para as modalidades de ampla concorrência e ações afirmativas para estudantes oriundas/os de escolas públicas. Para os efeitos do edital, considera-se "oriundo de escolas públicas" quem tenha cursado o Ensino Médio ou o Ensino Médio Supletivo integralmente em escola pública ou quem tenha obtido certificação de conclusão do Ensino Médio com base no resultado do ENEM, ou em Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou Exame de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenha cursado, em algum momento, qualquer etapa do Ensino Médio em escola particular. Escolas públicas são somente aquelas geridas pelas administrações municipal, estadual ou federal.

A Rede CUNI é composta por diversos espaços integrados, estabelecidos mediante convênio entre a UFSB e o Governo do Estado da Bahia, em que um educandário de ensino médio da rede pública estadual abriga uma estrutura da universidade. Isso permite que os estudantes de um colégio universitário cursem o primeiro ano da graduação, a Área Básica de Ingresso (ABI) na própria escola, sem custos adicionais. A partir do segundo ano, os estudantes podem prosseguir os estudos já na estrutura própria da UFSB, conforme o campus ao qual cada colégio universitário esteja vinculado. A oferta de cursos da Rede CUNI, compreende licenciaturas interdisciplinares nas áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Sociais e Humanas e suas tecnologias; Artes e suas tecnologias; Linguagens e códigos e suas tecnologias; Matemática e Computação e suas tecnologias.

Ao todo, a Rede CUNI oferece vagas para aulas nos três campus em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e nos seguintes colégios universitários: CUNI Itabuna (Colégio Estadual Dona Amélia Amado), CUNI Ilhéus (Colégio Estadual Estado do Ceará), CUNI Ibicaraí (Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães), CUNI Coaraci (Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão), CUNI Teixeira de Freitas (Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa), CUNI Itamaraju (Complexo Integrado de Educação de Itamaraju), CUNI Posto da Mata (Colégio Estadual Eraldo Tinoco), CUNI Porto Seguro (Complexo Integrado de Educação Pedro Álvares Cabral) e CUNI Santa Cruz Cabrália (Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa).

registrado em:
Fim do conteúdo da página