Página inicial > Ensino > Graduação > Uncategorised > Ciclo de Atividades - Dia Mundial do Meio Ambiente

Ciclo de Atividades - Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 10h52 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 10h16 | Acessos: 5939
imagem sem descrição.

Neste dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim, motivados pelos compromissos da UFSB com os princípios de Sustentabilidade e frente às crises ambientais observadas no Brasil e no mundo, a Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social (DSIS/PROSIS) lança o “Ciclo de Atividades voltado para a construção da Universidade Sustentável”. Trata-se de uma série de ações que visam levar a Comunidade Universitária da UFSB à reflexão sobre as crises socioambientais que nos cercam e o papel da universidade na mudança de cenários para a minimização ou reversão desses problemas. Várias atividades resultam de iniciativas da gestão ou de projetos de pesquisa e extensão já em andamento e envolvem parceiros institucionais e diferentes públicos externos.

Ciclo de Atividades

Atividades Internas:

- Reunião de Instalação da Comissão de Políticas de Sustentabilidade: Apresentação da minuta do Plano de Logística de Gestão Sustentável e definição das diretrizes, temas, objetivos e metodologia para sua elaboração.

- Lançamento da nova página da sustentabilidade no site da UFSB

Oficinas

- “Campus como Laboratório Vivo de Sustentabilidade: perspectivas de estudos e vivências nas novas instalações da UFSB”

- Sistema Estadual de Indicadores Ambientais – SEIA do PDA - Bahia: ferramentas e suas aplicações Métodos de Identificação e Avaliação de Resíduos Sólidos/ Medidas Mitigadoras e Compensatórias (CSC)

- Educação do Tiro de Guerra (CJA)

Exposições, olimpíadas e mutirões

- Exposição “Desigualdades Sociais e desequilíbrios ambientais no curso do Rio Yaya em Santa Cruz Cabrália

- I Olimpíada de Sustentabilidade do Sul da Bahia.

- Microbacia-Escola – Projeto Piloto do Rio Jacaré: mutirão de restauração florestal nas margens dos Rios Jacaré e Cachoeira

- Evento "Diálogos Socioambientais" (CPF)

- “O Jardim Botânico Floras" no campus Sosígenes Costa - Porto Seguro

- Sistema de esgotamento sanitário de Itabuna: o novo momento da EMASA

- “Influência das atividades antrópicas na conservação de espécies em ambientes marinhos”

- Ecologia trófica e bioenergética de organismos aquáticos patagônicos

- Potabilidade da água para abastecimento: água mineral x água tratada.

Roda de Conversa