Reflexões sobre a necessidade estratégica das políticas culturais comprometidas com a soberania preta, índia e popular. 

 

Palestrantes

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Mestra Ronara Chagas – graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2014); Tem experiência há 20 anos na área de Educação Básica com ênfase em Alfabetização e Letramento, Avaliação da Aprendizagem; Experiência em formação de professores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Coordenadora de Projetos Socioculturais da Secretaria Municipal de Educação; Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pelo Instituto Superior de Educação Ocidente- ISEO; Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual de Santa Cruz; mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais/UFSB Universidade Federal do Sul da Bahia. Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e Coordenadora do Fórum de Culturas Populares e Indenitárias de Itacaré


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Profa Dra. Cynthia Barra – É yawô de Naná, Ilé Obìnrín Omi Àṣẹ Ayra. Doutora em Letras (Estudos Literários: Literatura Comparada, 2007), Mestre em Letras (Estudos Literários: Literatura Brasileira, 2000), graduada em Psicologia Clínica (1994), pela Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora local do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais, campus Jorge Amado, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); coordena o grupo de pesquisa Lêtera: imagens, tecnologias, discursos (UFSB/CNPq); é integrante da Red latinoamericana de investigaciones en prácticas y medios de la imagen. Participou como professora-pesquisadora (eixo Múltiplas Linguagens) do Curso Especial de Formação Intercultural de Educadores Indígenas, 2006-2011 (FIEI/FAE/UFMG). Foi professora adjunta, da área de Literatura, no Departamento de Línguas Vernáculas, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR/2010-2014). Coordenou o Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da UNIR (2012-2014) e o Subprojeto Letras/Literatura do Programa de Iniciação à Docência – PIBID/UNIR/CAPES (2012-2014). Desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado Livros da Floresta: do registro etnográfico à criação literária; (Edital Universal CNPq/2012-2014); coordenou o projeto interdisciplinar de pesquisa Livro das Comunidades: o saber dos povos de tradição oral e a inclusão no ensino superior e na pesquisa no sul da Bahia (2014-2018), com apoio da FAPESB, do CNPq e da UFSB. Atualmente, em parceria com Marcela Bonfim (autora do projeto Reconhecendo a Amazônia Negra) e Lia Krucken (EBA/UFBA), desenvolve o projeto de pesquisa-criação Livros diásporos: poéticas de paisagens ancestrais. Atua em ensino-pesquisa-extensão nas seguintes áreas: Educação Antirracista; Poéticas das Comunidades; Autorias contra hegemônicas; Processos interculturais para produção de materiais didáticos e dispositivos tecnológicos intermídias, especialmente, Livros de Comunidades, Livros de Artistas e Objetos de Aprendizagem Poéticos.


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Mestre Chico Nascimento Magonleji – Arte-educador, Dramaturgo Diretor de Teatro, Mestre em Ensino e Relações Étnico Raciais, Especialista em Teatro, Especialista em Estado e Direito dos povos e Comunidades Tradicionais, Embaixador da Diversidade do Baixo Sul da Bahia, Referência Nacional em Gestão Escolar pelo CONSED Brasília, Conselheiro Educacional do CEERT São Paulo e do Teatro Escola Jorge Amado Salvador-BA.


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Cacique Ramon Ytajibá Tupinambá   Liderança do Território Ancestral Indígena Tupinambá de Olivença, Cacique da Aldeia Tukum


Roteiro

  • Saudações e breve apresentação da mesa – 05 min
  • Cacique Ramon – 20 min
  • Ronara Chagas – 20 min
  • Chico Nascimento – 20 min
  • Cynthia Barra – 20 min
  • Contribuições e perguntas do chat – 15 min
  • Respostas e considerações finais – 05 min para cada palestrante