Bioeconomia e Extensão: a universidade na estruturação de cadeias produtivas

Convidados:

Daniel Henrique de Oliveira

  • Eng. Agrônomo, Especialista em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa. Pesquisador de Tecnologias Sustentáveis da Natura Inovação e Tecnologia de Produtos. Tem experiência na área de Agronomia e Sustentabilidade, com ênfase em Manejo e Produção Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos de sociobiodiversidade, sistemas agroecológicos de produção, produtos florestais não madeireiros, etnobotânica, óleo fixo e óleo essencial de plantas nativas do Brasil e Latino América, plantas hortícolas e ornamentais, capacitação de agricultores familiares e comunidades tradicionais, organização de cadeias produtivas de espécies nativas da Amazônia e Cerrado.

Vitarque Lucas Paes Coelho

  •  Administrador, Dr Desenvolvimento Econômico. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério do Desenvolvimento Regional, atuando na gestão de projetos de desenvolvimento regional e na formulação, operação e acompanhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com ênfase na linha temática do desenvolvimento produtivo e da estruturação de cadeias produtivas e redes de políticas públicas. É coordenador do Programa Rotas da Integração Nacional, estruturando cadeias produtivas em função de seus arranjos ecoprodutivos locais. 

 Joelson Ferreira de Oliveira

  • Liderança e idealizador da comunidade agroecológica do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), e da Teia dos Povos, rede colaborativa do movimento agroecológico promotora de mudanças para uma nova sociedade a partir da emancipação, autonomia e dignidade do ser humano, da Mãe Terra e das suas sementes. Resultado de ocupação iniciada em 8 de março de 1992, o Assentamento Terra Vista (MST) abriga 55 famílias e é referência em preservação ambiental e agroecologia, com a produção de mudas de espécies da Mata Atlântica, cultivo orgânico de frutas, hortaliças e do cacau à sombra.

 Mediadora: Profª Jannaína Velasques

  •  Engª Agrônoma, Drª Produção Vegetal, Profª Adjunta em Melhoramento Florestal e Biotecnologia do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais da UFSB. Integrante da equipe PROEX como Chefe do Setor de Articulações e Parcerias Estratégicas na Coordenação de Extensão. Suas pesquisas focam na Bioprospecção de Produtos Florestais Não Madeireiros, com ênfase em plantas medicinais e suas aplicações biotecnológicas. Coordena o Projeto de Extensão “Fitoprodutos na Valoração Econômica da Cabruca” que realiza oficinas práticas com mulheres agricultoras, capacitando-as na identificação e propagação de plantas medicinais e na sua manipulação para produção de fitocosméticos e fitoterápicos como alternativa de renda para mulheres na Cabruca.