Ciclo de atividades tratará da construção da Universidade Sustentável

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 15h36 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 11h51 | Acessos: 5678
imagem sem descrição.

O que: Palestras do Ciclo de Atividades voltado para a construção da Universidade Sustentável
Quando: 03, 04 e 05/07/18
Onde: Palestras - CJA - Auditório / CSC - Monte Pascoal 2 / CPF: Sala 17 / WebConf: http://webconf2.rnp.br/sala04_cja_ufsb/
Roda de Conversa - CJA - Auditório / CSC - Mata Medonha / CPF: Sala 1 / WebConf: http://webconf2.rnp.br/sala04_cja_ufsb/

O Campus Jorge Amado da UFSB sediará, de 3 a 5 de julho, uma série de atividades ligadas ao Ciclo de Atividades para a Construção da Universidade Sustentável, iniciado em junho deste ano. Três palestras estão agendadas para o dia 4, das 14h às 16h30, com os temas convergindo para o uso e conservação de recursos hídricos. A diretora de Sustentabilidade e Integração Social, Valerie Nicollier (UFSB), vai falar a respeito do papel da universidade em colaboração para a gestão das microbacias urbanas. O presidente da EMASA, Jader Guedes, apresentará o status do sistema de esgotamento sanitário de Itabuna, investimentos realizados e projetos. A terceira palestrante será a professora Cáscia Suassuna (UFSB), com o tema do abastecimento de água potável.

Ao longo deste Ciclo de Atividades, intervenções artísticas vão provocar reflexões a partir de diferentes técnicas, com o tema da sustentabilidade em comum.

04/07/2018

14h – Abertura: O Papel da Universidade Sustentável no Contexto da Gestão de Microbacias Urbanas
Palestrante: Valerie Nicollier (UFSB)

14:30h - 15:30h - Palestra sobre a EMASA: Situação atual do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itabuna, suas melhorias e projetos
Palestrante: Jader Guedes, presidente da EMASA (desde 2017).

15:30h – 16:30h - Palestra: Água, Potabilidade e Abastecimento
Palestrante: Professora Drº Cascia Suassuna (UFSB).

18:30h - 20:30h - Roda de Conversa intercampi com os temas: "Coleta Seletiva", "Projeto Lixo Zero" e "A Influência do Meio Ambiente: Resíduos em Doenças Reemergentes".

CJA:
Mateus Figuerêdo da EcologAmbiental

CPF:
Prof. Dirceu Benincá (UFSB)
Sra. Sebastiana de Morais Mota ("Aninha" - Presidente da Associação de Catadores de Teixeira de Freitas)
Sra. Nereide Santos Lisboa (Mestranda do PPGCTA)

CSC:
Prof. Leonardo Moraes (UFSB)
Sra. Sarah Leite  (Mestranda do PPGCTA)

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS CONCOMITANTES ÀS PALESTRAS E RODA DE CONVERSA

03 e 04/7, terça e quarta-feira, turno vespertino
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA:  Belezas da Mata Atlântica de Almada - Ércio da Silva Araújo (BI Ciências)

05/07/2018 – Vespertino e Noturno

PROJETO Está servido. Está servido? - Cláudia Rodrigues (formanda BI Artes)

• “Projeto desenvolvido no componente curricular Ateliê em Projetos no processo de finalização do Bacharelado Interdisciplinar em Artes. É uma instalação, "banquete", com na qual se busca problematizar a sociedade democrática, na qual estamos inseridos.” (Cláudia Rodrigues)

05/07/2018, quinta-feira, noturno

EXPERIÊNCIAS DO SENSÍVEL - Vida, Morte e Vida em Corpos, Tempos e Espaços

• Este projeto aborda o processo criativo e de produção de instalação do circuito "Experiências do Sensível: vida-morte-vida em corpos tempos espaços". Concebido a partir da leitura do conto A cidade e os mortos , do livro Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, este projeto reúne quatro percepções e o desafio de transformá-las em um único trabalho. Traz questionamentos sobre a vida, a morte e a vida novamente, sob três perspectivas.