DIRAD - Diretoria Administrativa

Escrito por João Gabriel | Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 06h28 | Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 06h28 | Acessos: 20017

DIRAD – DIRETORIA ADMINISTRATIVA

A Diretoria Administrativa - DIRAD tem a atribuição de supervisionar, coordenar e acompanhar todas as atividades inerentes às despesas com aquisições de materiais e de serviços, da UFSB. Promover, acompanhar e renovar os processos administrativos necessários ao desenvolvimento das atividades da universidade.

A DIRAD é composta por duas coordenações: Coordenação de Compras e Patrimônio e Coordenação Operacional, conforme figura abaixo:

Coordenação de Compras e Patrimônio:

A Coordenação de Compras e Patrimônio é responsável por todas as atividades de logística de suprimentos, dentre as quais: aquisições, recebimento, controle e estoque, acompanhando a gestão dos contratos da UFSB, em seus aspectos gerencial, administrativo, contábil e procedimental.

Após uma reestruturação a coordenação passa a ser composta pelos seguintes setores:

1. Setor de Pregões: O pregão é a modalidade licitatória mais utilizada pelos Órgãos Federais para aquisição de bens e serviços comuns. Com o aumento de realizações de pregões para atender as demandas da UFSB, surgiu a necessidade de criação desse setor para coordenar a realizações dos pregões, elaborar os editais, revisar os Termos de Referência, elaborar as peças processuais, providenciar as publicações, organizar os processos e todas as atividades que são inerentes a essa modalidade.
  2. Setor de Contratações Diretas: A criação deste setor é necessária, principalmente, devido ao surgimento de demandas urgentes que são atendidas através de dispensa de licitação, inexigibilidade ou adesão, além de outras contratações diretas através de IRP ou cotação eletrônica. O setor será responsável pela elaboração, construção processual, publicação e execução das dispensas, inexigibilidades, cotações eletrônicas, compras diretas feitas através de participação em ata de registro de preço e por adesões a ata de registro de preço, que até o momento é responsável pelo maior número de aquisições feitas pela UFSB.
  3. Setor de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia: Este setor, é responsável pela realização de modalidades licitatórias de grade vulto e complexidade relacionadas a obras e serviços de engenharia, exigindo capacitação específica e conhecimento diferenciado dos servidores, sendo necessário a separação e independência deste setor dos demais, em razão da realização de procedimentos licitatórios específicos como Regimes Diferenciados de Contratação, Concorrências, Tomadas de Preço e outros. A UFSB está em pleno processo de consolidação e instalação, demandando uma extensa quantidade de obras e serviços de engenharia, além de serviços de manutenção. Por tratar-se de licitações de alto valor, complexidade na elaboração de editais e revisões de projetos, o setor necessita urgentemente desta reestruturação.
  4. Setor de Almoxarifado: está responsável pelo recebimento, guarda, segurança, distribuição, controle dos estoques mínimos dos materiais de consumo adquiridos pela Instituição. Desta forma, a criação de um Setor de Almoxarifado especializado maximizaria o uso dos recursos materiais, evitando desperdícios, suprindo a Universidade dos materiais necessários, no momento certo, com qualidade requerida, praticando preços econômicos, recebendo e armazenando os bens de modo apropriado, distribuindo aos setores demandantes, evitando estoques desnecessários e mantendo rotinas de controle efetivas, estabelecendo políticas e diretrizes relativas a estoques e a programação de aquisição e fornecimento do material de consumo voltados para o atendimentos de todos os setores da UFSB.
  5. Setor de Patrimônio: É atribuída a função de administrar os bens permanentes da Instituição, relacionando-os aos seus responsáveis, atendendo ao disposto nos artigos 37 e 70 da Constituição Federal e legislações específicas e complementares. Dessa forma, são inerentes a realização do registro e atualização do cadastro dos bens móveis e imóveis, a realização dos Processos de cessão, doação, permuta e baixa de materiais permanentes, a realização de inspeções e levantamentos periódicos dos bens patrimoniais, o encaminhamento dos equipamentos para vistoria e aceite, o controle da movimentação de bens em atividades externas, a classificação para alienação de materiais em desuso e o controle sobre a execução das garantias advindas de equipamentos do patrimônio da UFSB.

Coordenação Operacional:

A Coordenação Operacional - COOPE é responsável por planejar, gerenciar e fiscalizar a execução dos contratos terceirizados da universidade, sendo composta por dois setores: Setor de Execução de contratos e Setor de Gestão de Contratos.

1. Setor de Execução de Contratos: é responsável, principalmente, pela fiscalização dos contratos de: água, energia, apoio administrativo, recepção e portaria, vigilância patrimonial, limpeza e conservação, reprografia, correios e outros que possam ser necessários.
  2. Setor de Gestão de Contratos: responsável pela gestão dos contratos terceirizados da universidade, no que tange a seus aspectos gerencial, administrativo, contábil e procedimental.
registrado em: ,