Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento mostrou e debateu produção audiovisual feita por mulheres

  • Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 16h44
  • Última atualização em Quarta, 16 de Maio de 2018, 13h44
  • Acessos: 4518

A importância da mulher no ramo da produção audiovisual vai além da performance em frente às câmeras. O Encontro Internacional de Pesquisa em Artes Visuais "Cinema Delas" reuniu realizadoras do Brasil e dos Estados Unidos para a troca de experiências e relatos sobre o olhar, o pensar e o fazer feminino à frente de projetos em vídeo. 

A programação teve início com a exibição de produções audiovisuais locais feitos por baianas e focados nas experiências do feminino no contexto do sul da Bahia. A vida no ambiente rural e a violência dos relacionamentos abusivos foram alguns dos temas dos documentários e clipes mostrados para o público. Os filmes exibidos foram: 

Cacau para Sempre
Direção: Raquel Rocha

We Conduct 
Direção: Shana Hagan e Bernadette Wegenstein

Mais Respeito Rapá, 
Direção: Bruna Soares
 
Poesia Preta
Direção: Carla Candace & Suama Akoni
 
Vide o Verso Primeira Carta ao Tirano
Daniela Galdino/Voo Audiovisual
 
Ervas que curam
Aranda Souza, Julia Aguiar, André de Oliveira e Antonio Ternura
 
O babado da Toinha
Aranda Souza, Julia Aguiar, André de Oliveira e Antonio Ternura
 
A volta de Jiboa
Direção: Nátali Yamas
 
Vide o Verso Um Pé de Água
Daniela Galdino/Voo Audiovisual
 
Por elas
Carla Candace, Hanna Rocha, Juliana Oelsner e Mariana Carvalho
 
Vide o Verso Nutri-End
Daniela Galdino/Voo Audiovisual
 
Marias Mortas
Direção: Juliana Oelsner e Mariana Carvalho


No momento da roda de conversa, as realizadoras locais e as estadunidenses Bernadette Wegenstein, cineasta e professora da Johns Hopkins University, e Shana Hagan, cineasta e produtora, falaram sobre a contextualização das várias situações que mulheres enfrentam. A necessidade de que as mulheres, e em especial as mulheres negras, têm de ocupar espaços de produção e realização de filmes e audiovisual para que as pautas do feminismo, de justiça social e de verdade. nas representações de dramas, vontades e questões partindo das mulheres.

As participantes também abordaram a questão do que seria o olhar da mulher como planejadora, criadora e realizadora de filmes, curtas e documentários; a dificuldade de inclusão da mulher nos cargos executivos e diretivos da indústria de cinema e tv e o desenvolvimento de um projeto autoral em um universo predominantemente masculino.

 

 

O Encontro Internacional de Pesquisa em Artes Visuais Cinema Delas foi realizado pela Assessoria de Relações Internacionais e pela Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social, com apoio da Red Latinoamericana de Investigaciones en Practicas e Medios de la Imagen, Lêtera, Núproart e Centro de Cultura Adonias Filho. O evento integrou a programação institucional em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página