Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Publicado o edital do Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação 2018

  • Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 17h38
  • Última atualização em Sexta, 04 de Maio de 2018, 18h39
  • Acessos: 6804
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica torna pública chamada para submissão de projetos de pesquisa e planos de trabalho para o Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (Pipci/2018). Os projetos poderão ser submetidos de 07 a 27 de maio, diretamente no SIGAA, conforme o Edital Progeac nº 15/2018. Na primeira etapa, professores submetem suas propostas para avaliação e classificação. Na segunda etapa, os professores que tiverem seus projetos contemplados com bolsas poderão conduzir suas seleções de bolsistas.

Inicialmente serão ofertadas 73 bolsas de Iniciação Científica (IC) e 5 de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI), das quais 60 são financiadas pela UFSB e 18 pela Fapesb. Ainda não houve confirmação do número de cotas disponibilizadas pelo CNPq para o biênio 2018-2020.

Entre as novidades deste quarto ano de existência do Programa está a informatização de grande parte do processo de seleção, que será realizado via Módulo Pesquisa do SIGAA. A submissão das propostas, avaliação dos projetos e validação dos planos de trabalho serão realizados pelo sistema, otimizando os recursos institucionais e minimizando a perda de dados. Apenas a etapa de análise dos currículos dos docentes será realizada manualmente, tendo em vista que algumas ferramentas do sistema ainda necessitam de adequação para operar em acordo às normas institucionais da UFSB.

A documentação a ser entregue também mudou: nesta edição basta preencher os formulários de projeto e plano de trabalho diretamente no sistema. Ao finalizar o preenchimento dos dados do projeto, o proponente deve fazer o upload de apenas dois documentos: o barema do índice de produtividade individual (IPI) e o documento de aprovação e/ou renovação do projeto junto à unidade acadêmica de vínculo. Ambos documentos devem estar em formato pdf. A Coordenação de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação disponibilizou um tutorial para auxiliar os proponentes a inserirem sua proposta no sistema.

Todos os docentes doutores, coordenadores ou colaboradores de projetos previamente aprovados na unidade acadêmica (IHAC ou CF), integrantes de grupo de pesquisa, podem submeter seus projetos ao Edital 15/2018. Cada proponente poderá submeter até dois planos de trabalho por projeto.

Outra mudança nesta edição do Pipci são os prazos de vigência das bolsas. Este ano as bolsas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), terão início no mês de setembro, diferentemente daquelas apoiadas pela UFSB e pelo CNPq. A mudança fez-se necessária em função do período de recesso do quadrimestre, coincidente com a entrega da documentação dos bolsistas aprovados. Para viabilizar a ampla concorrência dos discentes ao pleito, optou-se por delongar o início da vigência das bolsas Fapesb. Embora com prazos diferenciados, todas as bolsas de IC e IT tem a vigência de 12 meses.

Podem participar da seleção de bolsas estudantes regularmente matriculados nos cursos de Primeiro e Segundo ciclos com bom desempenho acadêmico (média geral igual ou superior a 6,0), sem vínculo empregatício e com disponibilidade de 20h semanais para dedicar-se às atividades de pesquisa, criação ou inovação. Os interessados devem ficar atentos aos projetos aprovados e contatar os coordenadores e/ou colaboradores das propostas assim que o resultado for divulgado (22/06). A fase de seleção dos bolsistas é realizada pelos orientadores e a entrega dos documentos deve ser realizada até 29 de junho.

Mais informações podem ser encaminhadas para o e-mail do programa (pibipci@ufsb.edu.br) ou via telefone (73) 3215-0344.

 

Links relacionados

Edital nº 15/2018 - Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação 2018

 

Informações da Coordenação de Fomento à Iniciação Científica/DPCI/Progeac

registrado em:
Fim do conteúdo da página