Estudantes do BI em Saúde irão inaugurar Horta Fitoterápica

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 02 de Maio de 2018, 10h09 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 10h17 | Acessos: 6233
imagem sem descrição.

O que: Inauguração da Horta Fitoterápica

Quando: 03/05/2018

Onde: Unidade de Saúde da Família. Endereço: Rua Juerana S/N - Mirante - Porto Seguro

O projeto de implementação de uma Horta Fitoterápica na Unidade de Saúde do bairro Mirante, em Porto Seguro, foi idealizado pelos discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Ahysla Durães, Antônio César, Larisse Leite, Renise Mendonça e Thiago Gomes durante, e estimulado, principalmente, pelos agentes comunitários de saúde daquela unidade durante o processo de territorialização idealizado no Componente Curricular Análise e Situação de Saúde, em 2017.2, in loco. Após o processo de mapeamento do território e identificação dos índices epidemiológicos, foi percebida a necessidade de implementar um projeto integrador que fomentasse a discussão e a reflexão sobre temáticas que envolvem o uso indiscriminado de remédios alopáticos, além da criação de um espaço que integrasse a moradores do bairro à Unidade de Saúde, valorizando os saberes tradicionais da comunidade. O projeto para implementação de uma horta fitoterápica, no âmbito da atenção primária do território do Mirante se comunica com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (Portaria 971, de 3 de maio de 2006, e o Decreto 5.813, de 22 de junho de 2006), marcos decisivos para a introdução do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no sistema único de saúde.

Orientadores: Cristiano Longo  e Lina Faria

Estudantes: Ahysla Durães, Antônio César, Larisse Leite, Renise Mendonça e Thiago Gomes

Site: https://hortausfmirante.wixsite.com/hortaufsbmirante