[CSC] - Projeto de Extensão “Formação livre em mediação comunitária de conflitos para atores sociais do município de Porto Seguro - BA”

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 11h01 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h02 | Acessos: 19596

O que: Projeto de Extensão “Formação livre em mediação comunitária de conflitos para atores sociais do município de Porto Seguro - BA”

Quando: Diversas datas

Onde: Instituto Mãe Terra - IMT. Endereço: Rua do Sombreiro, nº 09 - Tabapiri / Porto Seguro - Bahia. Telefone: (73) 3268-5447.

O projeto de extensão “Formação livre em mediação comunitária de conflitos para atores sociais do município de Porto Seguro - BA”, realizado em parceria com o Instituto Mãe Terra (IMT), convida estudantes de graduação e pós-graduação da UFSB e atores sociais do Território de Identidade Costa do Descobrimento, que atuem com comunidades de periferia, pessoas vulneráveis devido aos baixos níveis de educação, poder aquisitivo, condições demográficas, preconceitos, descaso e falta de eficiência das políticas públicas, para participarem das oficinas sobre conceitos-chave do campo da mediação comunitária de conflitos, sendo:

• Oficina 1 - Compreendendo a gestão de conflitos e a mediação comunitária (19/03/2020);
  • Oficina 2 - Escuta ativa e técnicas de mediação comunitária (16/04/2020);
  • Oficina 3 - Segurança pública, cultura de paz e direitos humanos multiculturais (14/05/2020);
  • Oficina 4 - Violência intrafamiliar, mediação e as instituições de apoio à criança e ao adolescente (28/05/2020);
  • Oficina 5 - Mediação e os conflitos coletivos de terra (04/06/2020);
  • Oficina 6 - Gestão Criativa de Conflitos como Prática Educativa (18/06/2020).

O link para inscrição nas oficinas é: https://forms.gle/f9hj4wMaMjo1c6a97

Coordenação: Profª Drª Daniela Rocha Teixeira.

O que é formação livre? A ideia da formação livre é de se propor percursos formativos pragmaticamente orientados para um público engajado nas temáticas em tela, independente do título de estudo que cada sujeito alcançou em sua trajetória de educação formal. O implícito é que a aprendizagem de cada sujeito acontece de formas mais ricas e complexas das que a academia tradicional supõe e que o papel da relação reflexiva e circular, prática-teoria-prática, é crucial para incrementar as competências dos sujeitos e, consequentemente, a eficácia dos processos em que eles se encontram envolvidos.

O que é Mediação Comunitária? É uma ferramenta de estímulo à solidariedade,  mecanismo facilitador do estabelecimento de cooperação entre as partes, propiciando o empoderamento e a autodeterminação de grupos sociais. Sua finalidade é o fortalecimento dos canais de comunicação, com vistas à administração pacífica dos conflitos interpessoais entre os integrantes da comunidade (emancipação comunitária).