[CPF] - Atividades do Grupo de Pesquisa em mudanças climáticas, direito e sociedade

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 14h35 | Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 14h35 | Acessos: 19705

O que: Atividades do Grupo de Pesquisa em mudanças climáticas, direito e sociedade
Quando: 03 a 07 de fevereiro
Onde: campus Paulo Freire

Arte Conversas UFSB e UFCA Arte Oficina

Entre os dias 03 e 07 de fevereiro, o RG Clima (Grupo de Pesquisa em mudanças climáticas, direito e sociedade) recebe a visita dos professores Ives Tavares e Jaqueline Dourado, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), para uma série de atividades que visam desenvolver ações do Protocolo de Intenções celebrado entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em 2019 (D.O.U., Seção 3, nº 187, 26/09/19), no sentido de estabelecer um sistema de cooperação institucional.

A primeira atividade será uma apresentação dos trabalhos do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFCA, dos quais os professores visitantes são pesquisadores. Nesta oportunidade, será apresentado o projeto de parceria multi-institucional coordenado pelo prof. Dr. Ives Tavares, na UFCA, que tem articulação local com a profa. Dra. Guineverre Alvarez, coordenadora do RG Clima.

O tema que norteará esta tarde será “A expansão do ensino superior brasileiro como estratégia de desenvolvimento territorial: o caso das “novíssimas” universidades federais”. O encontro acontecerá no dia 04 de fevereiro, das 14h às 18h, sendo presencial no campus Sosígenes Costa (sala Mata Medonha) e com transmissão para o campus Paulo Freire (sala 01 e sala virtual https://mconf.rnp.br/webconf/csc-2). São disponibilizadas 30 vagas, a participação é gratuita e haverá emissão de certificados. Inscrições no local.

A segunda atividade é a Oficina “Arena de Atores como proposta metodológica de análise de dados para pesquisa qualitativa”. Esta oficina tem como objetivo apresentar uma proposta para aplicação da metodologia da Arena de Atores. De caráter qualitativo, essa abordagem analítica utiliza o recurso gráfico da criação de uma arena, onde são dispostos os atores sociais que se relacionam em torno de uma questão em comum – um objeto de disputa – na qual sobressaem interesses, negociações e conflitos. A partir da observação reflexiva dessa trama relacional, é possível identificar nuances sobre diferentes dimensões em que a vida humana se estrutura: instituições, política, economia, ambiente e sociedade. Acontecerá no dia 05 de fevereiro, das 15h às 18h, presencial no campus Sosígenes Costa (sala Taperapuã) e com transmissão para o campus Paulo Freire (sala 02 e sala virtual https://mconf.rnp.br/webconf/csc-2). São disponibilizadas 30 vagas, a participação é gratuita e haverá emissão de certificados. Inscrições no local.

Esta ação integra o Projeto de Ensino “Pesquisa Quest: desafio de capacitação em pesquisa”, iniciado em 2019.2, no campus Paulo Freire (UFSB), sob coordenação dos professores Guineverre Alvarez e Marco Antonio Amaral. O PesquisaQuest busca  congregar profissionais qualificados (professores/as doutores/as), de diferentes áreas do conhecimento, para ministrar conteúdos afetos à pesquisa científica, desde sua concepção à divulgação de seus resultados. Assim, almeja propiciar à comunidade acadêmica da UFSB e também ao público externo uma possibilidade de alta qualificação nos mais diversos temas da pesquisa científica. Neste fim, já foram desenvolvidos encontros com os temas “perguntas de pesquisa”, “Prática clínica baseada em evidências”, “Veiculação de informações estatísticas”, “Softwares e ferramentas para escrita
científica”, “Revisão de literatura e referencial teórico”, “Entrevistas”, “Método Clínico Qualitativo para pesquisas no campo da saúde”, entre outros.

Conheça estas e outras atividades do Grupo de Pesquisa RG Clima: rgclima@cpf.ufsb.edu.br e siga-nos no Instagram: @rgclima.

Para saber mais sobre estas atividades e projetos com a UFCA, escreva para: ives.tavares@ufca.edu.br ou acesse www.ufca.edu.br .