[CJA] Círculo Cultural "Um olhar para as comunidades quilombolas: a internacionalização curricular da Universidade Federal do Sul da Bahia numa perspectiva intercultural"

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 20h03 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 15h40 | Acessos: 3872

WhatsApp Image 2019 12 03 at 05.14.25O que: Círculo Cultural "Um olhar para as comunidades quilombolas: a internacionalização curricular da Universidade Federal do Sul da Bahia numa perspectiva intercultural"

Quando: 05/12/2019, a partir das 8h

Onde: Auditório do Campus Jorge Amado, Itabuna

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização Curricular (GEPIC) organiza o evento Círculo Cultural Um olhar para as comunidades quilombolas: a internacionalização curricular da Universidade Federal do Sul da Bahia numa perspectiva intercultural. Trata-se de uma mobilização de pesquisadores, quilombolas, estudantes e docentes destinada a ampliar o debate  sobre a inclusão quilombolas na proposta curricular acadêmica da UFSB.

A internacionalização curricular (IoC) constitui tema de vanguarda que pode permitir o avanço de ações acadêmicas dialógicas, inclusivas, interculturais e participativas. O atual contexto globalizado desperta a necessidade da internacionalização da educação superior, pois ocorre o maior fluxo de informações sobre valores e costumes de outras e, obviamente, da nossa cultura, como também maior interdependência na produção de conhecimentos. Assim, desafia-se a pensar o mundo como uma sociedade global, um paradigma emergente e ainda desconhecido em suas múltiplas facetas. Para tanto, o Círculo Cultural conta com as contribuições de lideranças quilombolas e de pesquisadores expoentes na área. As discussões resultantes desse Círculo revelarão pontos importantes e permitirão traçar estratégias que permitam maior inclusão dos quilombolas e de outras minorias.