Últimas notícias

UFSB divulga chamada pública para preenchimento de vagas em aberto no Conselho Estratégico Social

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 15h59
  • Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 15h29

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou nesta sexta-feira (01) o edital 21/2019, de chamada pública para eleição de representantes da comunidade externa no Conselho Estratégico Social (CES), preenchendo vagas em aberto para o período 2019-2021. As seis vagas são as das representações de setores empresariais e professores do Ensino Básico (suplentes), de estudantes do Ensino Médio (titular e suplente) e de ex-estudantes da UFSB (titular e suplente).

A inscrição de candidatura será feita por via eletrônica, com envio da ficha de inscrição (anexo 1 do edital) e documentos solicitados para o endereço chamadapublicaCES@ufsb.edu.br no período entre os dias 08 de novembro de 2019 e as 23h59 do dia 22 de novembro de 2019. Não serão aceitas inscrições oriundas de entidades representativas de segmentos que não atendam o perfil das vagas em aberto.

Além da ficha de inscrição, é preciso adicionar à mensagem os seguintes documentos:

• ofício da entidade, indicando a/o representante;
  • documento comprobatório da existência da entidade, que deve estar em período de vigência e que comprove a atuação da entidade no município há um ano ou mais;
  • breve justificativa, assinada pela/o responsável pela entidade e pela/o candidata/o a representante para compor o Conselho Estratégico Social da UFSB, sobre as interfaces da entidade com a universidade e sobre sua futura atuação no CES.

Data/Período

Atividade

Responsáveis

01/11/2019

Publicação do Edital

08/11/2019 a

22/11/2019

Período para inscrições

Entidades interessadas (a partir do perfil das vagas conforme Chamada Pública)

01/11 a 06/11/2019

Prazo para impugnação da Chamada

Qualquer cidadão/ã, desde que fundamente na forma de

requerimento endereçado ao Conselho Estratégico Social

25-26/11/2019

Análise das inscrições

Reunião Extraordinária do CES

27/11/2019

Divulgação          das          inscrições

homologadas

Reitoria da UFSB

28-29/11/2019

Prazo para interposição de recursos, que devem ser dirigidos ao CES

Entidades   proponentes    de candidaturas

02-03/12/2019

Análise dos recursos pelo CES

Reitoria da UFSB

04/12/2019

Divulgação    dos    resultados    após análise dos recursos

CES

13/12/2019

Previsão        para       eleição        das

CES/UFSB

A divulgação do resultado será realizada no site da Universidade Federal do Sul da Bahia na página do Conselho Estratégico Social.

Quem pode se candidatar?

Conforme o artigo 6º do edital, podem se candidatar pessoas residentes nos munícipios onde a UFSB possui Campus e/ou nos municípios da área de abrangência da instituição, de acordo com o perfil das vagas, preferencialmente indicadas pelas entidades de classe, entidades pertencentes ao setor público e/ou empresas estatais, entidades de representação de estudantes, desde que os/as seus/suas representantes não possuam vínculo funcional ou estudantil com a UFSB.

O que o CES faz?

Dentre as atribuições do CES estão

• promover, bianualmente, o Fórum Estratégico Social, com a participação ativa da sociedade, para apreciar questões relativas às relações entre a Universidade e a sociedade em geral;
  • opinar sobre políticas gerais e planos globais de expansão do ensino, pesquisa, criação, inovação e extensão da Universidade;
  • recomendar ao Conselho Superior Universitário (Consuni) a criação, modificação ou extinção de cursos e programas de ensino, pesquisa e extensão em função de necessidades e demandas sociais da conjuntura regional;
  • propor alterações no Estatuto, Regimento Geral e outras normas da Universidade, acompanhada de estudos prévios e exposição de motivos;
  • opinar sobre tendências de longo prazo referentes a processos macrossociais ambientais e políticos, pertinentes ao desenvolvimento da Região;
  • promover iniciativas de captação de recursos financeiros e apoios políticos e institucionais para o desenvolvimento das atividades da UFSB em benefício das populações da região.

Mais informações

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico chamadapublicaCES@ufsb.edu.br, pelo telefone da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), número (73) 3613-6295, ou pessoalmente, na sala da PROSIS, das 9h às 17h.

Documento relacionado

Edital nº 21/2019 - Chamada Pública para preenchimento de vagas da sociedade civil e poder público no Conselho Estratégico Social (CES) (01/11/2019)