[CSC] Palestra "Geoquímica Forense: A identificação do 'DNA' do Petróleo"

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 15h54 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 11h37 | Acessos: 3991

Palestra Geoquimica Forense new

O que: Palestra Geoquímica Forense: A identificação do "DNA" do Petróleo, pelo professor Dr. Sílvio Tarou Sasaki
Quando: 06/11/2019, em dois horários: das 14h às 16h e das 19h às 21h
Onde: Campus Sosígenes Costa, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) (BR 367, KM 31 - Rodovia Porto Seguro-Eunápolis (Centro de Convenções)
- das 14h às 16h - Sala Barra Velha
- das 19h às 21h - Auditório Monte Pascoal 3
A palestra Geoquímica Forense: A identificação do "DNA" do Petróleo será proferida pelo professor Dr. Sílvio Tarou Sasaki e visa esclarecer a comunidade acadêmica e externa sobre dúvidas relacionadas à contaminação das praias do Nordeste brasileiro pelo petróleo, tais como:
Como é possível identificar a origem do petróleo?
Quais impactos podem ocorrer ao meio ambiente?
Existem formas de remediação?

A comunidade acadêmica e externa da UFSB tem acesso gratuito, sem necessidade de inscrição.

O palestrante

O professor Silvio Tarou Sasaki é coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências no Campus Sosígenes Costa, tendo trabalhado por 17 anos com pesquisa na área de petróleo na Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciado em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências (Oceanografia Química e Geológica) pelo Instituto Oceanográfico da USP. Atualmente é docente na área de Oceanografia Química / Química e Ciências Ambientais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Coordena o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências. Tem experiência na área de desenvolvimento e otimização de métodos analíticos, com ênfase em técnicas de separação (Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência) e análise de traços atuando nos seguintes temas: hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos de origem biogênica e antropogênica, marcadores de exposição a esgoto (esteróides fecais e alquilbenzeno lineares), compostos organoclorados (pesticidas e bifenilos policlorados) e monitoramento ambiental em matrizes como água, sedimento e organismos marinhos. Atua em projetos relacionados a utilização da razão isotópica molecular para identificar a origem de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. Desenvolve pesquisas na caracterização de espécies de microalgas utilizando pigmentos fitoplanctonicos. Realiza pesquisas em ambientes marinhos da costa brasileira e Antártica.