Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

[CSC] - Colóquio “Dramaturgias da Cena Negra no Brasil e na América Latina”

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 15h09 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 11h37 | Acessos: 4264

O que: Colóquio “Dramaturgias da Cena Negra no Brasil e na América Latina”

Quando: 22 e 23 de agosto

Onde: campus Sosígenes Costa

Flyer Principal Oficial

Inscrições abertas para o Colóquio  Dramaturgias da Cena Negra no Brasil e na América Latina

A dança, o teatro e os processos dramatúrgicos de escrita para a cena são os temas do Colóquio “Dramaturgias da Cena Negra no Brasil e na América Latina” que, nessa primeira edição, traz a matriz afrobrasileira na cena contemporânea como protagonista do evento que acontece nos próximos dias 22 e 23 de agosto. O colóquio será um espaço de encontro que reunirá artistas, pesquisadores(as), estudantes, mediadores(as) e multiplicadores(as) culturais no Centro de Formação em Artes, Campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

O curso Artes do Corpo em Cena, “voltado para a formação do intérprete da dança e do teatro a partir de uma base não eurocêntrica tem um peso substancial na proposição do colóquio, já que alinha as pesquisas de docentes e discentes nessa perspectiva decolonial de formação e prática artística”, indicador confirmado pela prof. Dra. Eloisa Domenici e o prof. Éder Rodrigues, ambos atualmente na coordenação do curso de segundo ciclo.    

O convidado especial para o Colóquio é o professor Dr. Marcos Antônio Alexandre (UFMG), uma das referências nacionais sobre o tema da cultura afrodescendente em cena. Com Pós-Doutorado pela Facultad de Artes Escénicas do Instituto Superior de Arte, em Havana/Cuba, o professor e também artista lançará pela primeira vez na Bahia o livro O Teatro Negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba, publicado pela Editora Malê.

O Colóquio será realizado por meio da Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação da PROPPG/UFSB, fortalecendo a plataforma das pesquisas acadêmicas em Artes, com ênfase no corpo enquanto espaço de experiência e conhecimento. Haverá uma Sessão de Apresentação de Comunicações com inscrições abertas até o dia 20 de agosto (Leia as Normas de Submissão do Resumo em anexo). O evento conta também com Pocket-Show do cantor Marcelo Maroon, a presença de Miriam Silva (Instituto Sociocultural Brasil Chama África), Leitura Dramática da peça “Sortilégio” de Abdias do Nascimento, Oficina de Abayomi com a artista Dira Fernandes e apresentação do solo de dança “Escurecer” com Natália Fróes.

Todas as atividades da programação são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e à comunidade de Porto Seguro e região. Faça agora mesmo a sua inscrição no evento e também para a sessão de comunicações com os(as) pesquisadores(as).

 

 

Dia 22/08/2019

Local: Auditório Monte Pascoal

19:00 – Abertura Oficial do Evento [Pocket-Show com o cantor e performer Marcelo Maroon]

19:30 - Mesa de Abertura:

Miriam Silva (Instituto Sociocultural Brasil Chama África)

Profa. Eloisa Domenici (Curso Artes do Corpo em Cena)

Prof. Leonardo Souza (BI-Artes/UFSB)

Prof. Alemar Rena (Centro de Formação em Artes)

19:30 - 21:00 . Palestra “Dramaturgias da cena negra no Brasil e na América Latina”

Com o prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre [UFMG]

21:00 – 22:00 . Lançamento na Bahia do livro “O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba" (Sessão de bate-papo com o autor)

 

Dia 23/08/2019

14:00 – Sessão de Apresentação de Comunicações no Formato “fórum”

Mediação: Prof. Dr. Éder Rodrigues [UFSB] e Prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre [UFMG]

16:00 – Leitura Dramática da peça Sortilégio, de Abdias do Nascimento

17:00 – Oficina de Abayomi, com a artista Dira Fernandes

19:00 – Apresentação do Solo Escurecer, de Natália Fróes

21:00 -  Encerramento do Colóquio

Inscrição/Submissão do Resumo para Sessão de Comunicações  pelo email: coloquiodramaturgiaufsb@gmail.com

Inscrições para todo o evento: https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/CDCNBAL

Normas para submissão de Resumos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página