[CPF] - Seminário Infâncias e Crianças sob ataques no Brasil

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 11h10 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 11h37 | Acessos: 3192

O que: Seminário Infâncias e Crianças sob ataques no Brasil

Quando: 24/07 e 07/08/2019

Onde: Sala 19, campus Paulo Freire

Link de inscrição

Políticas Públicas Educacionais para Pessoas com Deficiências 3

Nas últimas décadas, tem-se presenciado no Brasil a construção de políticas de amparo e defesa de crianças e adolescentes, tomando-os como sujeitos históricos de direitos e agentes culturais. São programas como: Rede Cegonha, Bolsa Família, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Saúde na Escola, Próinfância, entre outros, que instituíram em no país garantias mínimas na construção de infâncias diversas e proteção de crianças e adolescentes.

Neste sentido, em posicionamento aos ataques às infâncias e crianças no Brasil, a Rede Brasileira Infância e Consumo (REBRINC) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) organizam o Seminário Infâncias e Crianças sob ataques no Brasil, tendo como objetivo analisar as recentes políticas no Brasil e seus impactos nas produções das infâncias e na vida das crianças brasileiras. O seminário será composto por sessões de debates que acontecerão entre os meses de julho e agosto de 2019.

Programação:

24 de julho de 2019 - 19:00 - 22:00

Palestra 01 - "Trabalho Infantil e o processo de adultização precoce de crianças" - Drª. Cristiane Ferreguetti – REBRINC/UNEB.

Palestra 02 - "Bio-necropolíticas e as crianças indígenas no Brasil" - Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva- UFSB.

7 de agosto de 2019 - 19:00 - 22:00

Palestra 03- "O Conselho Tutelar e a garantia dos direitos das infâncias e crianças em Teixeira de Freitas-BA" – Conselheiros de Teixeira de Freitas- BA.

Palestra 04 - "29 anos do ECA e os desafios na garantia dos direitos das crianças e infâncias no Brasil" - Ms. Quitéria Rodrigues Costa - UNEB.