Professora da Universidade do Québec realizará atividades na UFSB em julho

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h31
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 15h31

corina quebecEm Julho de 2019, a professora Corina Borri-Anadon virá ao Brasil em missão de trabalho no marco do convênio entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade do Quebec em Trois Rivières (UQTR), assinada em 2016, para realizar diversas atividades acadêmicas.

A professora adjunta do departamento de educação da UQTR permanecerá um mês na UFSB, período no qual se integrará a atividades de pesquisa e extensão do grupo Sociedade, Educação, Universidade (SEU), coordenado pelos professores da UFSB, Álamo Pimentel e Gustavo Gonçalves. O grupo de estudos se propõe a ser um espaço de análise, reflexão, debate e crítica sobre processos educacionais em diferentes níveis e modalidades vigentes no Brasil.

Professora Corina realizará palestras, visitas a escolas e participação em aulas de cursos de diferentes ciclos de formação. Ela também será professora convidada no Componente Curricular “Mundialização da educação, diversidades e diferenças”, no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (CSC/UFSB).

No campus Jorge Amado (CJA), em Itabuna, ela foi convidada a participar do Componente Curricular “Educação Inclusiva”, com professora Maria Helena Piza (IHAC/CJA), falando sobre a Educação Inclusiva no Québec. Participará ainda de aulas do Componente Curricular “Campo da Educação: saberes e práticas”, no Colégio Universitário de Coaraci (IHAC/CJA) e no Componente Curricular “Bases Epistemológicas da Educação”, em Itabuna, com o professor Gustavo Gonçalves.

Estão previstas ainda reuniões com grupos de pesquisa, participação em mesa redonda sobre as licenciaturas e outras atividades ainda em processo de definição e confirmação.

Professora Corina e a UFSB

O trabalho acadêmico da professora Corina se organiza em três eixos: diversidade etnocultural, linguística e religiosa na formação docente, processos de inclusão-exclusão na educação especial e práticas escolares de profissionais de saúde. Ela é graduada e mestre em fonoaudiologia e doutora em educação pela UQAM. Corina é fluente em português.

Outras missões de trabalho da professora na UFSB ocorreram em 2015 e 2017. Em 2015, proferiu conferência Avaliação das necessidades dos alunos em contexto de diversidade: entre medicalização e culturalização durante o evento Café Interdisciplinar do dia 17 de junho, na reitoria da UFSB – Campus Jorge Amado. Em 2017, Corina foi membro do comitê científico do III Seminário Brasil-Quebec, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade e pelo grupo de pesquisa SEU, entre 30 de agosto e 2 de setembro no Campus Sosígenes Costa.

A professora Corina coordenou o II Seminário Brasil-Quebec Formação de educadores no contexto da diversidade, (24 a 26 maio 2016 em Trois Rivières Qc, Ca), momento no qual foi apresentada a conferência Estratégias para a formação docente em diálogo com a diversidade social e cultural do Sul da Bahia nos cursos de licenciaturas interdisciplinares e celebrado o plano de trabalho com professor Gustavo e o convênio UFSB x UQTR, que agora motiva e dá suporte à sua vinda.

As produções do segundo seminário foram transformadas no livro La formation des éducateurs en contexte de diversité: une perspective comparative Quebec-Brésil, que compreende um percurso analítico, crítico e comparativo, com respeito a formação inicial e contínua dos profissionais da educação nos contextos brasileiro e quebequense, em um contexto de abertura para a diversidade. O processo de tradução deste livro está em andamento.