[CSC] - Diálogos Indígenas

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 11h28 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2019, 14h40 | Acessos: 3007

O que: Diálogos Indígenas

Quando: a definir - evento adiado

Onde: campus Sosígenes Costa

Diálogos 2019

Diálogos Indígenas retorna para mobilizar debates na UFSB

Concebido há um ano, buscando potencializar o diálogo entre nações indígenas, universidade, governo e pessoas interessadas nas causas indigenistas, o Diálogos Indígenas volta em mais uma edição em 2019 para, mais uma vez, reconhecer os saberes tradicionais dos povos indígenas dos territórios Sul e Extremo Sul da Bahia. Organizado por estudantes através do Núcleo Central dos Estudantes Indígenas da UFSB (NCEI), com apoio do Instituto Pataxó de Etnoturismo (Aspectur) e contando com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), a segunda edição do Diálogos Indígenas movimentará o Campus Sosígenes Costa da UFSB nos dias 30 e 31 de Maio.

Trazendo o tema Lutando pelos nossos espaços, afirmando nossa cultura e preservando os direitos conquistados, o Diálogos Indígenas surge com o desejo de promover momentos de interação e discussão entre estudantes indígenas de toda área de abrangência da UFSB, discentes da Universidade, comunidades indígenas, entidades governamentais e sociedade civil.

A organização entende que o momento demanda, fundamentalmente, debates sobre a efetivação dos direitos Indígenas no Território Sul e Extremo Sul da Bahia e a importância da mulher indígena. Segundo Kawhã Pataxó, coordenador do NCEI, “Dada a atual condição das nações indígenas no Brasil e na Bahia, com os retrocessos de direitos civis e sociais, faz-se necessário ampliar os debates acerca das pautas Indígenas. Além, claro, realizar uma aproximação e estabelecer uma relação de vínculo com as nações indígenas e promover o reconhecimento de seus saberes tradicionais.”