[TODOS] - Seminário Itinerante "Edições Zabelê: o livro no contexto da educação escolar indígena"

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 10h03 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 10h25 | Acessos: 3596

O que: Seminário Itinerante "Edições Zabelê: o livro no contexto da educação escolar indígena"

Quando: 12 a 17 de abril

Onde: UFBA, Aldeia Kaí, campus Sosígenes Costa, campus Jorge Amado, campus Paulo Freire

cartaz zabelê

PROGRAMAÇÃO:

SEMINÁRIO ITINERANTE
EDIÇÕES ZABELÊ • o livro no contexto da educação escolar indígena

12/4 UFBA Campus Ondina (Salvador/BA)
“O livro no contexto indígena, o contexto indígena no livro”
14h • Bate-papo com Fernanda Marques Correa (Teia dos Povos/ Antropologia-UFBA), Rayhatã Pataxó (Produção Cultural/UFBA) e os artistas do coletivo Sociedade da Prensa.
Local: Sala 108/ PAF3

13/4 KIJETXAWÊ ZABELÊ Anexo Kaí (Cumuruxatiba/BA)
16h • Noite Cultural Pataxó e roda de conversa com lideranças, a comunidade escolar do Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê e a equipe das Edições Zabelê.
Local: Aldeia Kaí

15/4 UFSB Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro/BA)
14h • Partilha dos processos criativos das Edições Zabelê e vivências do livro com Tamykuã Pataxó / Talita Oliveira (Aldeia Kaí), Cacá Fonseca (UFG) e Laura Castro (UFBA).
19h • Mesa Redonda
“Pedagogias, estéticas e encantamentos: relações entre arte e comunidade”
Cinara de Araujo (UFSB) – “As potências do alfabeto, da paisagem e da resistência pataxó do Extremo Sul da Bahia”
Caca Fonseca (UFG) - "O livro como suporte de trocas interculturais"
Ajuru Pataxó (Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha) - "Experiências e pedagogias de Coroa Vermelha"
Clarissa Santos (UFSB) - “Pedagogias das artes, linguagens artísticas e ações culturais”
Local: Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro – CIEPS

16/4 UFSB Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas/BA)
19h • Mesa Redonda
“Diálogos e encontros sobre questões indígenas”
Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB) - "10 anos da Lei 11.645/2008: Quais os lugares e sentidos da temática indígena na escola?"
Marciléa Freitas (PPGER/UFSB) - "A literatura indígena como diálogo étnico-racial"
Tamires Pereira (História Social/UERJ) - "Memória e Patrimônio entre os Pataxó: o que podemos aprender com eles?"
Mediação: Maria Geovanda Batista (CEPITI/UNEB)
Local: CPF Praça Joana Angélica/ sala 19

17/4 UFSB Campus Jorge Amado (Itabuna/BA)
"O livro como objeto poético de aprendizagem, materialidades indígenas, mirações"
19h • Exibição do mini-doc "FILME CARTA: Aos que sempre lutaram" (TI Comexatiba/Inventar com a Diferença)
19h30 • Bate-papo com Cynthia de Cassia Barra (UFSB), Alessandra Simões Paiva (UFSB), Laura Castro (UFBA) e Îã Gwarini Tupinambá / Laís Eduarda Tupinambá (BI Humanidades/UFSB), com mediação de Tássio Ferreira (UFSB).
Local: Auditório da Reitoria
O livro Kijetxawê Zabelê: Aldeia Kaí será lançado em todos os locais da programação do Seminário. Não é necessário inscrição prévia. HAVERÁ CERTIFICADO PARA OS PARTICIPANTES.

Coordenação Geral: Prof.ª Dra. Laura Castro e Prof.ª Dra. Cinara de Araujo

Arte do cartaz: Cacá Fonseca.

Mais sobre o projeto acesse: www.edicoeszabele.com.br