[CJA] Oficinas do projeto Música na Raça!

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 16h38 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 16h40 | Acessos: 3550

O que: Oficinas de formação em música de matriz afro do projeto Música na Raça!

Quando: 6 e 27 de abril de 2019

Onde: Terreiro Matamba Tombenci Neto (Ilhéus)

Captura de Tela 2019 04 01 às 09.13.30

A primeira ação de extensão do projeto Música na Raça acontecerá nos dias 6 e 27 de abril e é uma realização resultante da parceria entre o terreiro Matamba Tombenci Neto, o Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB), o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes (UFSB), a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, o Grupo Afro Cultural Dilazenze e o Grupo de Pesquisa Lêtera (UFSB/CJPq), com promoção da Prosis/UFSB, via Edital 16/2018 (Mestres de Saberes). As inscrições estão abertas pelo formulário online.

As oficinas acontecerão no terreiro Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus, com dois encontros de duração de 4 horas cada. Os encontros estão voltados para sensibilização e formação em música de matriz afro e serão ministradas pelo Mestre Marinho (Gongombira) em diálogo com o Mestre Ney (Dilazenze). Serão oferecidas 25 vagas, sendo cinco reservadas para estudantes do componente curricular Produção e Avaliação de Materiais Didáticos do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes, da UFSB; sete vagas disponíveis para estudantes dos diversos cursos da UFSB; e treze vagas abertas para a comunidade em geral.

O Projeto Música na Raça é de autoria do mestrando Mither Amorim (PPGER-UFSB) e tem sido realizado em parceria com mestres e mestres/mestras aprendizes da comunidade do Terreiro Matamba Tombenci Neto, com coordenação de pesquisa da professora Cynthia de Cássia Santos Barra. De modo geral, o projeto nasce a partir do entendimento de que comunidades de afrodescendentes sempre produziram saberes e conhecimentos insistentemente renegados pelo modelo de educação escolar tradicional eurocentrado. Nesse sentido, o projeto visa oferecer situações formativas concretas para que professores e arte-educadores possam encontrar meios de capacitação para o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08 (LDBEN), uma vez que tais leis indicam a obrigatoriedade da inserção de cultura e história afro e afrobrasileira no Currículo Escolar Nacional. O projeto, além de seu aspecto afirmativo em relação às comunidades e aos saberes e conhecimentos de matriz afro, busca também contribuir para combate e superação do racismo sistêmico, já que modos racistas de educação ainda se refletem na nossa educação musical.

As oficinas que compõem parte desta primeira ação de extensão apresentarão processos formativos em música compostos por dois mestres de saber do terreiro: Mestre Marinho Rodrigues em diálogo com Mestre Ney. Os processos formativos oferecidos nas oficinas farão parte do livro de educação musical de matriz afro que está sendo elaborado esses mestres e por mestra e mestres aprendizes do Terreiro Matamba Tombenci Neto (Pâmela, Felipe e Igor).

As oficinas são voltadas para estudantes, artistas, docentes e comunidade geral.

Contato:

Mither Amorim

e-mail: musicanaraca@hotmail.com

link para formulário de inscrição nas Oficinas: