UFSB tem cursos de Primeiro Ciclo reconhecidos pelo MEC

• Publicado: Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 14h01
  • Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 09h02

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União do dia 24 de dezembro de 2018, a portaria n° 902, de 21/12/2018, que confere reconhecimento a todos os Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares da UFSB que ainda não passaram por visitas de avaliação.

Isso significa que a universidade poderá emitir diploma para todos(as) os(as) estudantes dos três campi que ingressaram nos cursos de primeiro ciclo até a data de publicação da portaria.

Em geral, a portaria de reconhecimento dos cursos só é publicada após as visitas in loco das comissões de avaliações do MEC, caso aprovem o curso. Essa portaria é, portanto, excepcional, resultado de conversações entre a reitora da UFSB e a SERES/MEC, já que os cursos ainda não foram avaliados.

A reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, explicou que “havia um entendimento, na instituição, de que bastaria abrir processo para reconhecimento de apenas um dos cursos para que, automaticamente, os dos outros dois campi fossem reconhecidos. Na verdade, a exigência é que, para cada curso, seja aberto processo próprio, o que foi feito durante o ano de 2018, desde minha primeira reunião com a SERES, em janeiro.”

A coordenadora de Primeiro Ciclo da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), Milena Magalhães, reiterou a importância da portaria, que “vai assegurar que os(as) estudantes não precisem esperar a avaliação dos cursos para obter seus diplomas.”

A coordenação informou ainda que as visitas devem ocorrer conforme agendamento com o MEC.

Confira a Portaria na íntegra:

Para informações mais completas, segue Comunicado emitido pela PROGEAC em 29/03/2018.