Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prorrogadas as inscrições do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
Início do conteúdo da página

Prorrogadas as inscrições do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

  • Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 17h06
  • Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 12h19
  • Acessos: 2331

banner siteForam prorrogadas as inscrições para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O Parfor oferta vagas destinadas a professores/as em serviço na rede pública de educação básica nos seguintes cursos: 

  • - 80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias/Língua Portuguesa (Primeira Licenciatura); 
  • - 80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Primeira Licenciatura); 
  • - 100 vagas para Segunda Licenciatura em Matemática.

As professoras e professores das redes públicas municipal ou estadual, interessados em se inscrever em um dos cursos, deverão cadastrar-se ou atualizar seu cadastro na Plataforma Capes de Educação Básica, até às 18h do dia 13 de julho, e realizar a sua pré-inscrição até o às 18h do dia 08 de julho.

A Primeira Licenciatura é destinada para docentes que não possuam formação específica de nível superior na área em que atuam e a Segunda licenciatura para docentes com licenciatura em área diferente daquela que lecionam.

Os cursos do Parfor têm propostas diferenciadas, com a oferta de componentes curriculares em módulos, no período de férias e/ou fins de semana, para contemplar as especificidades dos professores/as em serviço, com previsão de início em novembro deste ano, após as etapas de seleção.

A LI em Linguagens, que compreende a área de Letras-Língua Portuguesa, será ofertada em Itabuna, e a previsão é de recebermos estudantes-professores/as dos municípios de Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Jussari, São José da Vitória.

A LI em Ciências da Natureza, que compreende as áreas de Biologia, Física, Química e Geociências, além de apresentar uma visão abrangente sobre Astronomia, aliada a fundamentos pedagógicos, será ofertada em Porto Seguro.

A segunda Licenciatura em Matemática, para professores/as que já possuem uma licenciatura, e trabalham na disciplina de matemática sem possuir a formação na área, também será ofertada em Porto Seguro.

Os cursos ofertados no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, esperam receber estudantes-professores/as de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz Cabrália.

O Parfor é o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam. Funciona em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade, bem como a adesão das Secretarias de educação atendidas.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail  deaprogeac@ufsb.edu.br

Manual de acesso e preenchimento do currículo na Plataforma Capes: https://eb.capes.gov.br/assets/MANUAL_DO_USUARIO_2019.pdf

Texto: Progeac

registrado em:
Fim do conteúdo da página