Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza 2º Seminário em Rede no início do 3º quadrimestre
Início do conteúdo da página

UFSB realiza 2º Seminário em Rede no início do 3º quadrimestre

  • Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 14h49
  • Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 17h42
  • Acessos: 3623

Cartaz Seminário Final Fundo BrancoA segunda edição do Seminário em Rede da UFSB ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, de modo ainda totalmente online. O evento mantém a ideia de rede construída coletivamente com a participação de Pró-reitorias, Unidades Acadêmicas, da Comissão de ética e da representação técnica na organização de sua programação. Neste ano, haverá também a participação da Assessoria de sustentabilidade e da Cátedra Paulo Freire.

O evento terá mesas, conversas e conferências que acontecerão durante toda a semana, nos horários das 9h, 10h30, 14h, 16h e 19h, cujos debates girarão em torno do currículo, neste momento em que os cursos da UFSB são atravessados por reformulações amplas, devido a normativas institucionais e nacionais.

Para tratar de currículo, o seminário evoca o legado do educador Paulo Freire que completaria 100 anos neste ano, tomando emprestado um verso do músico Chico César como mote desta edição: são sons, são sons de sins. Invocar o nome de Paulo Freire, mais do que fazer parte da rede de homenagens, significa repactuar os sentidos dados às arquiteturas curriculares de cursos de uma universidade popular, “beradêra”, criada como parte de uma política de interiorização do ensino superior brasileiro.

“O fato de o seminário tratar sobre currículo permitirá que algumas concepções caras à UFSB possam ser novamente debatidas pela comunidade e contribuam para as reformulações dos cursos que estão em andamento”, afirma o prof. Francesco Lanciotti, pró-reitor de gestão acadêmica.

A diretora de ensino-aprendizagem, prof.ª Milena Magalhães, presidenta da comissão organizadora, espera que, apesar do curto espaço de tempo para o início do seminário, os/as professores/as e os/as estudantes possam se inscrever e participar dos debates: “A beleza de um evento organizado a muitas mãos é justamente a pluralidade de visões que possibilitará à comunidade uma programação bastante diversificada”.

Para conhecer a programação e fazer as inscrições, que estarão abertas até o dia do evento, é só acessar: https://ufsb.edu.br/seminarioemrede/

Prazo para submissão de Trabalhos

Apesar do tempo curto, estão abertas também submissões de vídeo-pôsteres, que poderão ser submetidos por docentes e estudantes bolsistas dos programas institucionais, de modo facultativo, bem como demais estudantes de graduação e pós-graduação, até o dia do início do evento, 29 de novembro. As regras estão no site.

Redes sociais

Todas as informações também podem ser encontradas no Instagram do evento: seminarioemredeufsb

 

Texto: Progeac

registrado em:
Fim do conteúdo da página