Últimas notícias

Editais do Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica - seleção de estudantes de outras universidades

• Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 19h05
  • Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 19h12

Estudantes externos (de outras instituições) interessados em participar do Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica (NESPc/UFSB) como voluntários podem se inscrever até o dia 07 de março de 2021. O Núcleo é destinado a graduandos da área da saúde que desejam adquirir e aprofundar os estudos na área da Semiologia e Propedêutica Clínica. A seleção aberta oferece dez vagas para voluntários.

Estudantes de comunicação e jornalismo também poderão participar do processo seletivo que possui um edital próprio.

A inscrição é feita por meio de formulário online. Após a inscrição, o candidato deverá enviar a seguinte documentação ao e-mail propsaude@gmail.com: Comprovante de Matrícula e Histórico Escolar; Currículo Lattes atualizado.

Os pré-requisitos são:

• . Estar regularmente matriculado nos cursos de graduação na área da saúde, sendo esses: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia ou nos cursos de jornalismo e/ou comunicação.
  • . Ter disponibilidade para participar de reuniões semanais, grupos de estudo e atividades de pesquisa (totalizando 10 h semanais, sendo que destas, 4 h são destinadas a encontros online realizados pelo GoogleMeet).

O Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica

O NESPc/UFSB tem como seus objetivos:

• . Complementar, aprofundar e ampliar conhecimentos e habilidades relacionados à Semiologia e Propedêutica Clínica e do Raciocínio Clínico, por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão;
  • . Promover oficinas, cursos de extensão e grupos de estudo que possibilitem a discussão das inter-relações entre processos morfofuncionais e fisiopatológicos, articulado à compreensão dos modelos de saúde enfermidade, e sua correlação com sinais e sintomas de importância para o diagnóstico clínico;
  • . Estimular a produção científica e a participação em eventos científicos locais, regionais e nacionais, além da realização de estágios extracurriculares e monitorias.

A seleção se dará pela análise de currículo e carta de intenção, e posteriormente por uma entrevista individual. Na etapa de análise de currículo, o rendimento escolar, participação em atividades extra curriculares e produção científica. Na análise da carta de intenção, elaborada no preenchimento do fomulário eletrônico, será avaliado o motivo para a inscrição, conhecimentos na área, habilidades, coerência, coesão e objetividade. Os alunos aprovados nas duas primeiras análises farão a entrevista individual, que será realizada  online nos dias 8 e 9 de março de 2021. A data, horário e local das entrevistas serão confirmados por e-mail com o candidato.

Serão convocados os 10 primeiros candidatos classificados. Na desistência de algum, será convocado o candidato subsequente. Aos aprovados, as atividades iniciarão em 10 de março de 2019. Os encontros do NESPc/UFSB são semanais, às quintas-feiras, no formato de ensino remoto.

Para o recebimento do certificado, o participante deve possuir no mínimo 75% de frequência. A participação é voluntária, não há bolsas de estudo e de pesquisa. Para sanar quaisquer dúvidas em relação ao edital o participante deve contatar a coordenadora do projeto, a professora Maria Luiza Caires Comper, pelo e-mail marialuizacaires21@hotmail.com.

Documentos anexos: