Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Centro de Formação em Ciências Ambientais-CFCAm recebe o novo laboratório de Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau-Brasil (NEA Pau-Brasil)

  • Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 13h41
  • Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 17h55
  • Acessos: 4458

Centro de Formação em Ciências Ambientais-CFCAm recebeu dia 16/04/2021 o mais novo Laboratório do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau-Brasil (NEA Pau-Brasil), Coordenados pelas Profa. Gabriela Narezi e Florisvalda S. Santos.

NEA1

Da direita para esquerda: Coordenadora do NEA Profa. Florisvalda, Engenheiro Victor Porto, Coordenador de Laboratórios do CFCAm Luan Barros e o Decano do CFCAm Fabrício Zanchi.

O Laboratório NEA desenvolve um conjunto de ações de ensino, pesquisa e extensão, buscando a promoção da segurança alimentar e nutricional com enfoque na agroecologia e na conservação da biodiversidade em comunidades de agricultores/as familiares e assentamentos rurais da reforma agrária localizados na região sul da Bahia no Corredor Central da Mata Atlântica. Suas ações são na dedicação a pesquisa e a extensão tecnológica a partir do planejamento produtivo de Sistemas Agroflorestais biodiversos, da análise de segurança alimentar e segurança hídrica de populações rurais, da conservação da biodiversidade e da promoção dos serviços ecossistêmicos no meio rural.

Nea3

No NEA Pau-Brasil reúnem-se docentes, pesquisadores/as, técnicos/as e estudantes de diferentes áreas do conhecimento integrantes dos projetos desenvolvidos em parceria com  agricultores/as, gestores/as do setor público e privado e lideranças de movimentos sociais.  O laboratório é um local onde ocorrem as reuniões das equipes de trabalho, o planejamento das atividades de campo, que abriga bibliografia sobre os temas de estudo e os equipamentos e materiais destinado às atividades executadas nos projetos. Além disso, o laboratório abriga as atividades da Residência em Práticas Agroecológicas, sendo um espaço de estudo e orientação de residentes e bolsistas de graduação e pós-graduação dos projetos desenvolvidos pelo NEA Pau Brasil.

O Decano Fabrício Zanchi do Centro de Formação em Ciências Ambientais lembra que este novo laboratório ampliará as possibilidades de ações na região, fortalecendo e pavimentando ainda mais os esforços que a UFSB tem movido para fortalecer as ações que circundam a produção e segurança alimentar na região.

Para maiores informações sobre o CFCAm: https://www.ufsb.edu.br/cfcam/

registrado em:
Fim do conteúdo da página