Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre o CFCAf

O Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf) da Universidade Federal do Sul da Bahia é uma unidade acadêmica para a promoção de atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação, criação e cooperação técnica. O Centro de Formação atua em estreita colaboração com o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e com instituições públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável da região sul da Bahia.

 

As Ciências Agroflorestais

Com as Ciências Agroflorestais busca-se a eficiência econômica e ecológica da produção agrícola e florestal. Para tanto, nosso foco é a geração de conhecimento que possibilite melhores práticas no meio rural. Dentre as principais áreas de estudo das ciências agroflorestais estão a produção vegetal e animal, conservação da biodiversidade, de solos e da água, provisão de serviços ambientais, aumento da eficiência e da verticalização de cadeias produtivas rurais e o desenvolvimento rural sustentável.

 

O Centro de Formação

Com intuito de promover a diversificação do setor primário e secundário da economia na região sul da Bahia, o CFCAf tem a missão de formar profissionais das ciências agroflorestais com uma visão tecnológica e de sustentabilidade, aumentando a capacidade de diversificação para implantação de novas culturas e sistemas de produção, bem como agregando diferentes valores às cadeias produtivas com o conhecimento agroindustrial.

 

Gestão da Unidade

A Universidade Federal do Sul da Bahia, através da Portaria 156⁄2014, constituiu uma comissão para elaboração de proposta de criação do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf). Em 01 de Abril de 2015, através da portaria 111⁄2015, foi criado o decanato pro tempore do CFCAf, para instalação da unidade acadêmica no campus Jorge Amado. Em 30 de Julho de 2017, foi empossado o decano e vice decano da unidade, através da portaria 491⁄2017, para gestão da unidade no quadriênio 2017-2021. No ano de 2021 foi realizado o processo de escolha de decano e vice-decano, nomeado através da portaria 578/2021 de 03/08/2021, para gestão da unidade no quadriênio 2021-2025.

Gestão 2021 – 2025

Decano: Prof. Dr. Daniel Piotto

Vice decano: Prof. Dr. João Carlos Medeiros

A instância de deliberação da unidade é representada pela congregação do CFCAf, que conta com representantes da gestão (decano e vice-decano), dos cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclo, do corpo docente, do corpo discente e de técnicos administrativos e educacionais.

 

Corpo docente

A unidade conta atualmente com 24 professores doutores, todos em dedicação exclusiva.

Abaixo segue a lista dos docentes lotados na unidade:

 

1. Dra. Adriana Kazue Takako

2. Dr. Adriano de Jesus da Silva

3. Dr. Alex Mota dos Santos

4. Dr. Alexandre Arnhold

5. Dra. Ana Paula Marques Martins

6. Dra. Ândrea Carla Dalmolin

7. Dr. Andrei Caíque Pires Nunes

8. Dr. Carlos Eduardo Pereira

9. Dr. Daniel Piotto

10. Dra. Danusa Oliveira Campos

11. Dr. Fabrício Lopes de Carvalho

12. Dra. Jannaina Velasques da Costa

13. Dra. Jaqueline Dalla Rosa

14. Dr. João Carlos Medeiros

15. Dr. Jomar Gomes Jardim

16. Dra. Khétrin Silva Maciel

17. Dr. Luiz Fernando Silva Magnago

18. Dra. Lyvia Julienne Sousa Rego

19. Dra. Mara Lúcia Agostini Valle

20. Dr. Maurício Farias Couto

21. Dr. Nadson Ressye Simões da Silva

22. Dr. Rafael Henrique de Freitas Noronha

23. Dr. Ricardo Gabriel de Almeida Mesquita

24. Dra. Rosane Rodrigues da Costa Pereira

 

Endereço

Rodovia Ilhéus/Itabuna, Km 22, Ilhéus-BA, CEP: 45604-811
CEPLAC-CEPEC/Centro de Formação em Ciências Agroflorestais
Fone: (73) 3214-3288

 


Destaques

Fim do conteúdo da página