Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes e estudantes do CFCAf divulgam produção acadêmica em eventos científicos.

  • Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 15h24
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 10h28
  • Acessos: 4083

Os meses de agosto a outubro foram de grande importância para inserção e representatividade da UFSB em produção científica, especialmente para a área de Ciências Florestais. Professores e estudantes do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF) levaram suas produções a diversos eventos científicos, divulgando as pesquisas que estão em andamento na universidade.

A divulgação dos trabalhos da equipe iniciou no mês de agosto com a palestra “Overview sobre melhoramento genético florestal”, ministrada pelo prof. Andrei Nunes na XXXI Reunião Técnica de Genética e Melhoramento Florestal. O evento trata-se de uma reunião técnica entre mais de 30 empresas florestais do mundo, mediada pela Universidade Federal de Viçosa e que ocorre em uma empresa a cada ano, tendo cunho prático. Em agosto de 2019 este evento ocorreu na empresa Bracell, na cidade de Alagoinhas, BA, com o intuito de promover a discussão sobre o avanço do melhoramento genético florestal no Brasil e no mundo. A palestra do professor Andrei Nunes tratou sobre os aspectos gerais do melhoramento florestal atual e futuro, objetivando vislumbrar novos próximos passos na pesquisa em genética florestal.

A universidade esteve também representada no IV Congresso Brasileiro de Eucalipto, realizado em Salvador no mês de agosto. O evento é um dos principais fóruns de intercâmbio e atualização sobre o setor florestal brasileiro. Contou com a participação do prof. Ricardo G. de Almeida Mesquita e estudantes do Curso de Engenharia Florestal que apresentaram resultados de pesquisa, como o trabalho “Predição de ganhos genotípicos em teste clonal ampliado”, apresentado por. Bianca Santos; “Análise de ganhos genéticos em teste de progênies de híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophilla”, apresentado por  Marlon Garuzzo; “Análise comparativa de ganhos genéticos em relação à testemunha comercial e média geral em teste clona de híbridos de  Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophilla”, apresentado por Victor Leon; e o trabalho “Uso de Trichoderma spp como bio-promotor de crescimento em mudas florestais”, apresentado pelo estudante Christian dos Santos, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (BIC). Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos sob a supervisão do Prof. Andrei Nunes, da área de Genética e Melhoramento Florestal.

No mês de setembro, durante o 39º ERBOT- Encontro Regional de Botânica, que aconteceu em Diamantina, MG, a UFSB também marcou presença com a palestra “Florística, muito mais que uma listinha de plantas”, ministrada pelo Prof. Luiz Magnago. Nesse mesmo evento discentes também apresentaram os resultados de seus planos de trabalho de iniciação científica. “Avaliação do crescimento de mudas de Arapatiella psilophylla (Harms) R.S. Cowan em condição de alagamento do solo”, produzido por Paulo Bomfim, e “Efeito do alagamento do solo sobre o crescimento de mudas de Handroanthus heptaphyllus​ (Vell.) Mattos (Bignoniaceae)”, de Daniel Ferreira. Os planos de trabalho foram desenvolvidos sob orientação da Profª. Ândrea Dalmolin, da área de Ecofisiologia Florestal.

Para fechar o mês de setembro, o CFCAf também esteve representado no II Workshop da REDE CONBIO Sul da Bahia. A palestra “Resiliência da Florestal Atlântica frente aos impactos antrópicos”, apresentada pelo Prof. Luiz Magnago, buscou discutir a integração dos diversos atores (instituições de ensino públicas, Unidades de Conservação, empresas privadas, ONGs e sociedade) da região do Corredor Central da Mata Atlântica para conservação da biodiversidade frente aos impactos antrópicos e demandas por produtos sustentáveis.

Na primeira semana do mês de outubro foram realizados importantes eventos do setor florestal. A UFSB esteve representada no XXV Congresso Mundial da IUFRO - International Union of Forest Research Organizations, evento voltado para a pesquisa florestal e cooperação para o desenvolvimento sustentável, que aconteceu em Curitiba e reuniu pesquisadores, estudantes e representantes sociais de vários países. A sessão técnica “Mixed-species forests and plantations: Knowledge gaps and research priorities”, foi organizada pelo Prof. Daniel Piotto e contou com apresentações de pesquisadores de vários países.

Nessa mesma semana também aconteceu o IV CBCTEM-  Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira, realizado em Santarém, PA, no qual pesquisas realizadas por docentes e estudantes UFSB ganharam destaque. O trabalho “Sazonalidade no preço de exportação da castanha-do-Brasil” foi apresentado pela Profª Lyvia Rego, da área de Economia Florestal; o trabalho “Análise da qualidade do setor madeireiro do polo industrial de Cruzeiro do Sul – Acre”, foi apresentado pela Profª. Mara Valle, da área de Ciência e Tecnologia da Madeira e pela estudante Bianca Santos; o trabalho “Compósitos de resina poliéster insaturada reforçados com partículas vegetais modificadas com anidrido maleico” foi apresentado pelo Prof. Ricardo Mesquita, da área de Ciência e Tecnologia da Madeira. Um dos trabalhos selecionados para publicação em revista científica também teve participação da UFSB: o artigo “Uma nova perspectiva de valorização de sistemas agroflorestais de cacau no sul da Bahia: o Pau-brasil”, de co-autoria do Prof. Daniel Piotto, da área de Silvicultura e Estudos Florestais.

No evento aconteceu, ainda, a eleição da nova Diretoria, da qual faz parte, como membro do Conselho Fiscal, a Profª. Mara Valle, atual Coordenadora do Curso de Engenharia Florestal da UFSB. A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCTEM) é uma das organizações de maior relevância da área, dando visibilidade à ciência da madeira em todo o país. Vale ressaltar que é a primeira vez que uma representante da região nordeste integra a diretoria da entidade.

Durante o XXIV simpósio Internacional de Mirmecologia, realizado em Belo Horizonte no início de outubro, foi apresentada oficialmente à Sociedade Mirmecológica Internacional a parceria entre a UFSB e o Laboratório de Mirmecologia da CEPLAC. O laboratório abriga a segunda maior coleção de formigas da América Latina e tem como Coordenadores o pesquisador Jacques Delabie (CEPLAC) e o Prof. Alexandre Arnhold, da área de Entomologia Florestal. Trata-se de parceria que agrega a universidade a pesquisadores do mundo inteiro, uma vez que a coleção possui uma rede extensa internacionalmente.

No período de 20 a 25 de outubro aconteceu em Maceió o 70º Congresso Nacional de Botânica, e novamente a UFSB esteve representada. A palestra “Quais as possibilidades do Taxonomista de plantas?” foi ministrada pelo Prof. Jomar Gomes Jardim, da área de Botânica. A palestra versou sobre assuntos atuais da área, como biodiversidade, evolução, ensino e pesquisa sobre plantas neotropicais.

A participação nos eventos reforça a inserção da UFSB em diversos nichos da ciência e pesquisa, nacional e internacional, dando visibilidade aos trabalhos realizados por docentes e estudantes do Curso de Engenharia Florestal em parceria com outros pesquisadores da região. Realça também que o curso de Engenharia Florestal, mesmo sendo um curso novo, já está inserindo os estudantes na pesquisa e incentivando a participação em eventos científicos nas diversas áreas florestais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página