Imagina! / Programação outubro 2018!

• Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 12h24
  • Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 12h48
imagem sem descrição.

Em meio à turbulência do mês de outubro, o Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual prossegue a todo vapor! Teremos três sessões incríveis nas próximas semanas! Todas imperdíveis!!!!

No dia 11/10, na Varanda Sul da UFSB, exibiremos o filme Divinas Dinas (Leandra Leal, 2016) que aborda a primeira geração de artistas travestis no Brasil, nos anos 60. Neste dia, discutiremos as dissidências de gênero e outras questões com a colaboração da nova professora do IHAC e do CFArtes da UFSB, a Profa. Dra. Dodi Leal. Doutora em Psicologia Social pela USP, atriz e pesquisadora da performatividade transgênera, Dodi é a primeira professora trans da nossa universidade e a primeira dos cursos de Artes do Brasil! A sessão contará também com os comentários da estudante Nicolle Dela Cruz (LI Artes e Suas Tecnologias), integrante do projeto Imagina! A exibição é uma parceria com a distribuidora Vitrine Filmes.

No dia 20/10, sábado, teremos o Imagina! Reverbera, com exibições de filmes clássicos do cinema mudo acompanhados de experimentações sonoras ao vivo, na Praça da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, no Centro de Arraial d’Ajuda. O evento tem a coordenação local da Profa. Juliana Gontijo, em parceria com o IPHAN, e contará com a colaboração da Profa. Ariane Stolfi e dos estudantes Ítalo Rocha e Eduardo Rebelo.

Por fim, no dia 27/10, também no sábado, teremos a exibição do incrível Baronesa (Juliana Antunes, 2017). Dirigido e produzido por um equipe quase inteiramente composta por mulheres, a ficção aborda a história de duas amigas moradoras da periferia de Belo Horizonte, num bairro onde está prestes a eclodir uma guerra do tráfico. A sessão ocorrerá no SESC Porto Seguro, às 15h30, e foi também viabilizada graças à parceria com a Vitrine Filmes. O bate-papo após o filme será conduzido pelos professores Augustin de Tugny e por Cris Lima.

Seguimos trazendo ótimos filmes e excelentes conversas após as sessões, que sempre têm entrada franca. Ajudem a divulgar e prestigiem! Seguem abaixo todos os detalhes das sessões.

Outubro promete fortes emoções. Tenhamos todxs muita lucidez para os momentos políticos decisivos que estão por vir e não percamos a esperança e a força para a construção de dias melhores!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA / CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES

IMAGINA! CIRCUITO PERMANENTE DE AUDIOVISUAL

AGENDA OUTUBRO 2018

Todas as sessões do projeto são seguidas de bate-papo sobre os fiImes.

A entrada é franca e aberta à comunidade!

11/10 (quinta-feira), às 19h - Filme: Divinas Divas (Leandra Leal, 2016, 110’)

*Sessão realizada em parceria com a Vitrine Filmes.

Local: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Sosígenes Costa. Varanda Sul. Rodovia Porto Seguro – Eunápolis-BA.BR-367 – km 10.

Sinopse: As Divinas Divas são ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil dos anos 1960. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

Trailer: https://youtu.be/HxahJR71wJY

20/10 (sábado), às 19h - Imagina! Reverbera

*Sessão realizada em parceria com o Iphan.

Local: Praça da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda - Centro de Arraial d’Ajuda

Descrição do evento: Projeção de filmes clássicos do cinema mudo com trilha sonora experimental ao vivo.

27/10 (sábado), às 15h30 - Filme: Baronesa (Juliana Antunes, 2017, 70’)

*Sessão realizada em parceria com a Vitrine Filmes e com o SESC Porto Seguro.

Local: SESC Porto Seguro - Rua Maria Helena de Paula, 145 – Loteamento Parque Residencial Ecológico João Carlos I–000, Porto Seguro - BA

Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

Trailer: https://youtu.be/beZ3FDktDg8