III Colóquio Internacional

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 16h14 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 16h14 | Acessos: 5579

andada 12-03-04 (4)

A Assessoria de Relações Internacionais promoverá no próximo dia 16 de novembro, quinta-feira, das 19:00 as 22:00, no campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, o III Colóquio Internacional que propõe informar aos participantes especificidades sobre o acordo técnico entre a Universidade Federal do Sul da Bahia e a Edinburgh Napier University. O evento contará com as presenças dos coordenadores do acordo, a Dra. Karen Diele, bióloga marinha da Edinburgh Napier University e da Estação Marinha de St Abbs, Escócia e o Dr. Anders Schmidt da Universidade Federal do Sul da Bahia. Além das informações referentes ao acordo, o III Colóquio Internacional também irá promover o lançamento do aplicativo para smartphone “REMAR_Cidadão”, da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos, coordenada pelas duas universidades parceiras, envolvendo 10 instituições. O aplicativo permitirá a participação de coletores de caranguejo, comerciantes, gestores e cidadãos em geral no monitoramento participativo de andadas reprodutivas de caranguejos, para reforçar o trabalho dos cientistas marinhos brasileiros e escoceses, em busca do uso mais sustentável dos saborosos caranguejos do manguezal.

Também no dia 16 de novembro, porém das 9:00 as 12:00, o aplicativo REMAR_Cidadão será lançado pela UFSB e pela Edinburgh Napier University junto às  comundiades locais, especialmente os próprios coletores de caranguejos. O evento, que contará também com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, será realizado no Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste –CEPENE / ICMBio, em Caravelas.