Política de Sustentabilidade

Escrito por Carlos César | Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 10h55 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 00h19 | Acessos: 11787

Em consonância com as exigências legais, as políticas públicas e as expectativas da sociedade, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) firmou o seu compromisso com a Sustentabilidade, desde a sua criação. De modo voluntário, a UFSB adota uma política que visa ir além do cumprimento estritamente necessário da legislação ambiental. Assim, a sustentabilidade e a integração social são consideradas como dois pilares essenciais, estruturantes e indissociáveis da instituição, o que é explicitado na sua Carta de Fundação e Plano Orientador, e reafirmado no seu Estatuto e Regimento Geral. De acordo com esses documentos, o princípio da sustentabilidade precisa abranger todas as dimensões e instâncias da universidade, a fim de garantir a sua transversalidade, tanto internamente, - na gestão, vida nos campi, no ensino e na produção de conhecimento -, assim como, na relação da universidade com o território, no que se refere à participação social.

O compromisso da UFSB com a Sustentabilidade também se ver refletido na estrutura de gestão da instituição, a qual contou inicialmente com uma Pró-Reitoria dedicada ao tema (Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social – PROSIS). Atualmente, esta pasta está ligada diretamente à Reitoria por meio da Assessoria de Sustentabilidade (ASSUS) e Comissão da Política de Sustentabilidade (CPS), sendo que a execução dos planos, programas, ações e monitoramentos relacionados ao tema é compartilhada com todas as unidades acadêmicas e de gestão da UFSB. Este arranjo intercooperativo e participativo é decisivo para garantir o caráter essencialmente transversal do tema apontado nos documentos fundadores, bem como construir os consensos necessários para a adesão à Política de Sustentabilidade, especialmente quando as pessoas são convidadas a renunciarem confortos individuais em prol do benefício coletivo. Em outras palavras, a UFSB assume que a Sustentabilidade é uma propriedade que emerge do coletivo e não se concretiza com ações individuais.

Para dar conta destes compromissos, a UFSB vem construindo os instrumentos da Política de Sustentabilidade, a saber:

1) Comissão da Política de Sustentabilidade (CPS),

2) Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS),

3) Sistema de Gestão Ambiental,

4) Ciclo de Atividades para Construção da Universidade Sustentável (CAUSUS),

5) ECOTIMES,

6) Programa de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs),

7) Programa “Campus como Laboratório Vivo para a Sustentabilidade”.

Em conjunto com os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como com a inserção de servidores e discentes da UFSB em órgãos colegiados do território e a participação da sociedade na construção da responsabilidade socioambiental da instituição, esses instrumentos da Política de Sustentabilidade definem a orientação da UFSB.

Modelo conceitual que orienta as diferentes interações da Pasta da Sustentabilidade em ações da UFSB.