Página inicial > Últimas Notícias > Seminário internacional tratou de bacharelados e licenciaturas interdisciplinares

• Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 18h29
  • Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 18h29

Na manhã desta terça (19), a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, a pró-reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaína Losada, e a coordenadora de Primeiro Ciclo, professora Milena Magalhães, participaram das atividades do Seminário Internacional e IV Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, em Brasília.

O evento teve início na segunda (18), com a mesa de abertura composta pelo secretário de Educação Superior, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, pelo diretor de Desenvolvimento da Rede IFES/DIFES, Mauro Luiz Rabelo, e pela coordenadora geral de Expansão, Gestão e Planejamento Acadêmico das IFES (CGEG), Nara Pimentel. Após a mesa, o diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile, professor Oscar Jerez Yañez,  ministrou a conferência de abertura, sob o título Gestão da inovação na docência universitária, que foi seguida de debate.

Das quatro mesas temáticas programadas para hoje, a professora Janaína Losada foi convidada para participar da Mesa 1, intitulada Interdisciplinaridade: como acontece na prática?, acompanhada de Paula Ayako Tiba, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Solange Helena Ximenes Rocha, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Interdisciplinaridade na formação dos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia – as Ciências e as Humanidades foi o título da fala da professora Janaína Losada na mesa temática protagonizada por gestoras mulheres. A gestora iniciou afirmando que a UFSB “ainda vive um momento de diagnóstico” no que diz respeito à leitura das formas de experimentação da interdisciplinaridade realizadas no interior da instituição. A professora prosseguiu com a análise da interdisciplinaridade nos documentos oficiais da Universidade, ressaltando aspectos do histórico da Universidade. Depois, passou à análise de trajetórias formativas, lançando um olhar sobre alguns percursos acadêmicos trilhados por estudantes da UFSB. A professora Janaína Losada explicou que “avaliar como a interdisciplinaridade ocorre na prática é perceber os projetos dos cursos como balizadores de um processo formativo que ocorre no cotidiano concreto de estudantes reais. Assim, tomamos os históricos escolares como documentos de trajetórias formativas”.

A pró-reitora escolheu aleatoriamente sete percursos acadêmicos diferentes realizados nos Bacharelados Interdisciplinares em Ciências e Humanidades da UFSB, cuja análise lhe permitiu “perceber os limites e potencialidades desse processo de formação.” Ela definiu o interdisciplinar como “a extrapolação do disciplinar pelo mergulho em sua profundidade”. No reconhecimento e na crítica de algumas práticas e ainda no esforço diagnóstico a partir de uma Universidade que iniciou as atividades há apenas cinco anos, a professora pontuou que “o retorno a um saber pré-disciplinar ou a justaposição de disciplinas não promoverá a interdisciplinaridade, produzirá quando muito espaços esvaziados e perigosamente abertos, de um lado, à frenética desqualificação do mercado e, de outro, à setorização descontextualizante das ideologias de plantão”.

Foram apresentadas aos presentes algumas questões que permanecem em aberto e, como conclusão, a professora Janaína Losada afirmou que, “em sua resistência, a universidade se reinventa e reinventa as formas de produzir e de compartilhar saberes, reinventando também as modelagens de sua arquitetura curricular.”

A programação seguiu com mesas temáticas sobre flexibilidade acadêmica e facilidade de progressão nos cursos, formação geral e básica e a inserção no mundo do trabalho e relatos de experiências de estudantes e egressos. Para amanhã (20), o evento prevê mais duas mesas temáticas, uma sobre graduação em ciclos e outra sobre o referencial em construção das Licenciaturas Interdisciplinares, seguidas da elaboração de uma síntese do encontro e propostas de encaminhamentos. A conferência de encerramento, intitulada O futuro da universidade na sociedade, será proferida pelo professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, ex-reitor da UFBA e ex-reitor pro tempore da UFSB.

A organização do evento foi da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), por intermédio da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de IFES (DIFES/SESu) e da Coordenação-Geral de Expansão, Gestão e Planejamento Acadêmico das IFES (CGEG/DIFES).

Fotos por Milena Magalhães