Página inicial > Últimas Notícias > Reitora representará a UFSB na III Conferência Regional de Educação Superior

Reitora representará a UFSB na III Conferência Regional de Educação Superior

• Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 13h57
  • Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 14h57
imagem sem descrição.

Na próxima semana, entre 11 e 15 de junho de 2018, a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, vai representar a instituição na III Conferência Regional de Educação Superior (CRES - 2018), a ser realizada na Universidad Nacional de Córdoba, na cidade de Córdoba, Argentina. Uma delegação de reitoras e reitores das universidades públicas federais brasileiras de todos os Estados e do Distrito Federal participará do evento, para o qual está prevista a presença de representantes de 33 países, que devem dialogar sobre temas principais como equidade, inclusão e financiamento público da educação superior.

De acordo com informações disponíveis no sítio oficial do evento, em tradução livre, “Para a Conferência, foram previstas instâncias de debate participativo, em modalidades diversas, sobre o estado atual da educação superior, seus pontos fortes e fracos, sua história e evolução, assim como sobre as melhorias e êxitos que se desejam alcançar na próxima década, com vistas ao desenvolvimento sustentável e às definições da agenda Educação 2030, da UNESCO.” A Comissão Organizadora explica ainda que: “As conclusões da CRES 2018 integrarão a Declaração e o Plano de Ação que os países da América Latina e do Caribe levarão à Conferência Mundial de educação Superior, a se realizar em 2019 na sede da UNESCO, na França.”

Reitoras e reitores participaram, desde abril de 2018, da construção de uma proposta sistematizada para os próximos dez anos para a Educação Superior Brasileira, a ser apresentada na CRES 2018. O documento, intitulado “Carta de Brasília”, “foi produzido em conjunto pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)”, conforme o sítio da ANDIFES.

O assessor de Relações Internacionais da UFSB, professor Guilherme Foscolo, considera “essencial a participação da Universidade neste que é o maior fórum de debates sobre educação do continente, já que a instituição prima por missões de internacionalização com ênfase em Ibero-América e África.”

Evento nacional

Entre os dias 18 e 20 de junho, a reitora da UFSB participará, em Brasília, do Seminário Internacional e IV Encontro dos Bacharelados e Licenciaturas, a convite da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), por intermédio da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de IFES (DIFES/SESu) e da Coordenação-Geral de Expansão, Gestão e Planejamento Acadêmico das IFES (CGEG/DIFES). O texto do convite informa que o objetivo do evento é compartilhar experiências e sugestões que contribuam para o aprimoramento do ensino superior.