Página inicial > Últimas Notícias > CEP inicia atividades no dia 23 de abril

CEP inicia atividades no dia 23 de abril

• Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 15h39
  • Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 17h13

Com a conclusão da capacitação obrigatória, os integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) iniciarão as atividades no próximo dia 23 de abril, já habilitados a receber e analisar as pesquisas dos membros da Comunidade Acadêmica da UFSB já cadastrados na Plataforma Brasil. O horário de atendimento ao público é das 9h às 12h e das 14h às 17h e o e-mail para contato é cep@ufsb.edu.br. Para submeter um projeto à análise do colegiado, é preciso ter o cadastro da pesquisa na Plataforma Brasil.

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi criado por meio da Resolução do CONSUNI Nº18/2016, Em 09 de agosto de 2017, o CONSUNI aprovou a Resolução N°06/2017, a qual dispõe sobre o Regimento Interno deste Comitê. O CEP/UFSB consiste em uma unidade colegiada de caráter consultivo, deliberativo, educativo e voluntário. Situado no Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, o comitê conta com 25 membros, sendo duas pessoas responsáveis pela coordenação, as professoras Isabel Cristina Belasco e Ana Paula Pessoa de Oliveira e uma Secretaria Executiva, composta pela servidora Cristina Nascimento da Mota.

Dentre as atribuições do CEP/UFSB estão, sobretudo: analisar protocolos de pesquisa cadastrados na Plataforma Brasil, e emitir parecer consubstanciado; acompanhar o desenvolvimento dos projetos, por meio de relatórios semestrais dos pesquisadores e de outras estratégias de monitoramento, de acordo com o risco inerente à pesquisa; desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência; divulgar instruções normativas a fim de orientar os pesquisadores com respeito a aspectos éticos da pesquisa, dentre outras, conforme Art.5º, do Regimento Interno.

O CEP/UFSB teve seu registro inicial aprovado pela Comissão Nacional de Ética (CONEP), por meio da Carta Circular Nº 64/2018-CONEP/SECNS/MS, recebida em 21 de março de 2018, a qual previa um curso de capacitação de todos os membros deste Comitê, ocorrido em 06 de abril. No dia 19 de abril, o CEP/UFSB foi cadastrado pela CONEP na Plataforma Brasil e já está autorizado a receber protocolos de pesquisa.

Com informações da Secretaria Executiva do CEP/UFSB