Página inicial > Últimas Notícias > PEC-G é oportunidade de intercâmbio para estudantes estrangeiros(as) na UFSB

PEC-G é oportunidade de intercâmbio para estudantes estrangeiros(as) na UFSB

• Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 14h15
  • Última atualização em Segunda, 13 de Agosto de 2018, 10h20
imagem sem descrição.

O Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto de 2018, para ingresso em 2019. O público visado é composto de estudantes estrangeiros(as) que tenham interesse em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e que sejam cidadãos de países conveniados com o Brasil por meio de acordos bilaterais vigentes. O PEC-G é regido pelo protocolo de 13 de março de 1998 e administrado pelo Departamento Cultural do Ministério de Relações Exteriores (DC/MRE) e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).

Como explica o assessor de Relações Internacionais (ARI/UFSB), professor Guilherme Fôscolo, "a recente filiação ao PEC-G vem, ao lado do projeto Paulo Freire de mobilidade acadêmica, aprofundar as possibilidades de internacionalização para graduandos em nossa instituição. Tornamo-nos, a partir de agora, um destino possível para discentes de graduação dos países conveniados ao programa".

Os(as) interessados(as) devem ter entre 18 e 23 anos (completos até 31 de dezembro de 2018) e ter cursado o equivalente ao Ensino Médio em outro país. Não podem ser cidadãos(ãs) brasileiros(as) ou ter dupla nacionalidade. É exigido que apresentem certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) e comprovem ter condições de garantir sua subsistência no Brasil, por meio do Termo de Responsabilidade Financeira. Além disso, devem assinar um Termo de Compromisso, aceitando as regras do PEC-G.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas junto às missões diplomáticas ou repartições consulares no país de origem dos(as) candidatos(as), que também são os órgãos responsáveis pela divulgação dos resultados.

Têm preferência estudantes de países em desenvolvimento, tendo sido destaques as cooperações com países de África, América Latina e Caribe.

As listas com os documentos exigidos, países habilitados e demais informações estão no Edital, disponível no link: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/G/2019/Edital_PEC-G_2019.pdf

A Assessoria de Relações Internacionais da UFSB pode ser contatada pelo e-mail ari@ufsb.edu.br e pelos fones 55-73-3613-5497, 55-73-98114-1993.