Página inicial > Últimas Notícias > UFSB lança Guia 2018 com informações sobre a universidade e a vida acadêmica

UFSB lança Guia 2018 com informações sobre a universidade e a vida acadêmica

• Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 09h40
  • Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 09h36
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac) publicou, na última sexta (3), o Guia UFSB 2018, que está disponível no link “Vida Estudantil” do site institucional. O documento apresenta informações relevantes como organização administrativa da universidade, formas de ingresso, percursos e procedimentos. Também mostra os programas institucionais em andamento, serviços de assistência estudantil e catálogo de cursos de graduação e pós-graduação.

Conforme a diretora de Ensino-Aprendizagem da Progeac, professora Ana Cristina Peixoto, a ideia do Guia foi da reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, e sua elaboração teve contribuições de servidores(as) das três diretorias ligadas à Pró-Reitoria: Diretoria de Percursos Acadêmicos (DPA), Diretoria de Ensino-Aprendizagem (DEA) e Diretoria de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação (DPCI). A diretora explica que o objetivo desse trabalho coletivo é facilitar a vida dos(as) discentes, unificando informações que estavam dispersas em um único documento. “O Guia é um lugar de facilidade. Se o(a) aluno(a) souber onde está a informação, quem procurar e que passo seguir, os processos se tornam mais ágeis”, avalia a professora Ana Cristina.

A pró-reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaína Losada, considera a publicação do Guia um avanço e conta que decidiu publicá-lo, mesmo ciente da necessidade de reformulações, no intuito de informar melhor os(as) ingressantes de 2018. “Ainda precisamos aprimorar o documento, que deve ser dinâmico, atualizado com frequência, pois a universidade está em fase de implantação, novos cursos devem surgir, os PPCs podem ser alterados, fluxos podem mudar”, pondera a pró-reitora.

Ela destaca que encaminhou o Guia para os Institutos e Centros de Formação para que seja apreciado pelos(as) decanos(as) e também pelas coordenações de cursos nos campi. Com o levantamento mais amplo e atento das informações, serão feitos ajustes e adequações. Estudantes também poderão contribuir na atualização e apresentar demandas de informações importantes que ainda não foram incluídas na atual versão.

Na opinião da estudante do curso de segundo ciclo em Psicologia do Campus Paulo Freire, Fernanda da Silva Braz, “é de suma importância um documento dessa natureza, que situa os que estão ingressando e até mesmo quem já faz parte da Universidade. Ao adentrarmos na vida acadêmica, ficamos meio perdidos, tentamos nos encontrar em pequenas rodas de conversas e nos aproximar dos representantes do colegiado que, geralmente, estão mais por dentro e conhecem melhor como funciona. Há alguns setores que não conheço tanto e, agora, com um guia inicial que nos traz orientações e informações precisas, temos condições de nos desenvolver até politicamente mais rápido em nosso contexto acadêmico.”

A diagramação do Guia UFSB 2018 foi feita pela servidora Ana Luiza Barreto, do Setor de Programação Visual da Assessoria de Comunicação Social, e as fotos são de Malu Carvalho, chefe de Conteúdos Digitais da ACS.

Disponível no link: http://ufsb.edu.br/images/Documentos/Outros/Guia_do_Estudante_UFSB_2018.pdf