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Segundo Ciclo

Para os concluintes do 1º ciclo (LI ou BI) que desejem ingressar no segundo ciclo, visando à formação em carreiras profissionais os seguintes instrumentos ou processos de avaliação de desempenho podem ser usados, isoladamente ou, de preferência, em combinação:

Testes de conhecimento sobre conteúdo dos cursos de formação específicos para cada opção de prosseguimento para carreira profissional.

  • Ter completado a Formação Geral.
  • Coeficiente de Rendimento durante a LI ou o BI, mediante sistemas coletivos de avaliação do desempenho médio nos módulos de FG (formação geral) e FE (formação específica) da LI ou do BI.
  • Coeficiente de Rendimento nas Áreas de Concentração ou trajetórias pré-profissionais na FE da LI ou do BI; pode-se definir um Eixo Temático dentro do qual os candidatos demonstrarão seu aproveitamento.
  • Exame de Avaliação Seriada a cada ano do BI, compondo um escore cumulativo. Começando no fim do primeiro ano, essa avaliação pode cobrir conteúdo do Eixo Temático da FG e da FE onde se encaixa a carreira profissional procurada.
  • Seminário/workshop para avaliar aptidão/vocação; aplica-se especialmente às áreas que exigem talentos específicos, indetectáveis mediante formas convencionais de seleção.
  • Avaliação de competências sociais, interpessoais e éticas nas práticas comunitárias multiprofissionais.

 

Para verificação de competências sociais, interpessoais e éticas nas atividades práticas, os estudantes poderão ser avaliados pelo desempenho em estágios, realizados no último quadrimestre da LI ou do BI, junto às Equipes de Aprendizagem Ativa, nelas incluídos tutores, residentes e o docente-supervisor. As vagas residuais do Segundo Ciclo podem ser preenchidas por estudantes de outros bacharelados que tiverem cursado componentes curriculares obrigatórios da área de concentração.

No futuro, os testes de seleção para as áreas profissionais poderão ser de âmbito nacional, permitindo maior mobilidade dos estudantes entre instituições participantes da Rede de BI. Consideramos pertinente permitir ao estudante da LI ou do BI participar de mais de um processo seletivo simultaneamente para progressão ao Segundo Ciclo.

Em deliberação realizada em abril de 2015 pelo CONSUNI, os seguintes cursos de segundo ciclo foram autorizados a terem seus projetos pedagógicos de curso elaborados:

* Os cursos têm previsão de início em setembro de 2016.

** A quantidade de quadrimestres de cada curso engloba os quadrimestres já cursados no primeiro ciclo.


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