Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diretoria de Sistemas da Protic fala sobre sistemas já implantados e prioridades para 2018

  • Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 10h24
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 10h24
  • Acessos: 417

A Diretoria de Sistemas da Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) está trabalhando em aplicações para apoio às atividades da UFSB. Uma das atuações é na criação e execução de sistemas para o Concurso Docente, conforme o diretor de Sistemas, Hayttle Soljnivisk. A equipe gerenciou um sistema para distribuir as provas escritas para avaliação pelos integrantes das bancas corretoras, e um outro para recebimento e avaliação da Prova de Títulos.

Hayttle contou que o sistema de distribuição foi usado no concurso passado com sucesso e então empregado no processo atual. Por meio do sistema Web, os avaliadores fizeram o download das provas e atribuíram as pontuações. “Foi utilizada a mesma estratégia de distribuição: cada prova foi distribuída para dois avaliadores aleatoriamente e em caso de discrepância acima de 30% entre as notas, foi determinado um terceiro avaliador, considerando assim a média das duas maiores notas”.

O Sistema da Prova de Títulos foi desenvolvido para Web e posto em uso no período de um mês, onde atendeu à segunda fase do concurso docente. Os candidatos puderam fazer o upload dos títulos enviando os arquivos para serem avaliados pelos membros da banca.

Outras demandas atendidas pela equipe de Sistemas incluem uma aplicação para Inscrição Especial em Componentes Curriculares e a solução para a Escolha de Cursos do Segundo Ciclo. Hayttle explicou que até a criação do sistema específico, o processo de inscrição especial em componentes curriculares era baseado em um formulário do Google Forms que era disponibilizado diretamente pela Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC). A solução implementada pela PROTIC conferiu segurança e agilidade para o processo. No caso da seleção para cursos de segundo ciclo, a solução foi desenvolvida em uma semana. O diretor de Sistemas comentou que o tempo exíguo para atender a demanda e a dependência de definições sobre o edital foram aspectos desafiadores.

A Protic está em um momento de revisão e desenho de fluxos e atribuições após a nomeação do pró-reitor, professor Kennedy Morais Fernandes. Hayttle comenta que o cronograma anual de implantação e as atualizações de versões de módulos do Sistema Integrado de Gestão (SIG) estão no topo da lista de atividades para 2018. Os resultados dessa fase de reorganização da pró-reitoria serão expostos no site do setor, em atualização. Para encaminhar as demandas relacionadas a sistemas, é possível usar o sistema de chamados Helpdesk, um memorando ou um e-mail para o setor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página