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Setores

Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h21 | Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 14h05 | Acessos: 121

COORDENAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA

A qualidade de vida (QV) relaciona-se à percepção do indivíduo em relação à sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (WHOQOL, 1994). É influenciada, portanto, por diversas condições que podem afetar a percepção, os sentimentos e as necessidades biopsicossocioespirituais de cada pessoa.

Na UFSB, a QV estrutura-se em uma Coordenação que busca a integração interna da comunidade acadêmica e desta com a sociedade, por meio do estímulo a práticas saudáveis ligadas à promoção da saúde, acessibilidade, cultura, esporte e lazer, dimensões entendidas como partes fundamentais para a QV de um indivíduo e comunidade. A Coordenação divide-se em dois setores: Setor de Acessibilidade e Promoção à Saúde (SAPS) e Setor Cultural, Esportes, Lazer e Eventos.

Email para contato: cqv@ufsb.edu.br

SETOR DE ACESSIBILIDADE E PROMOÇÃO À SAÚDE (SAPS)

O SAPS trabalha com dois campos distintos, contudo, igualmente importantes: Acessibilidade e Promoção à Saúde. No campo da Promoção à Saúde, o setor conta com profissionais de saúde que trabalham intra e interdisciplinarmente, promovendo ações de saúde voltadas à coletividade e, em menor grau, realizando atendimentos individualizados, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. Para melhor desempenho do setor, cinco frentes de atuação foram delineadas: a) educação em saúde; b) atendimento de urgências e emergências; c) atendimento psicológico; d) atendimentos básicos de enfermagem; e) atendimentos de nutrição.

Em se tratando de acessibilidade, o SAPS preocupa-se em auxiliar na mitigação dos preconceitos relacionados às pessoas com deficiência e apontar quais os próximos passos a serem dados para que se prossiga com os avanços relacionados à inclusão na UFSB. Além disso, o SAPS trabalha para garantir a permanência do estudante com deficiência e o seu sucesso escolar, implantando medidas de combate à retenção, à evasão e à jubilação.

Email para contato: saps@ufsb.edu.br

COORDENAÇÃO DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

A Coordenação de Permanência Estudantil (CAPE) é a unidade administrativa da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS) responsável pelo gerenciamento e execução dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto-Lei 7.234/2010), através da oferta de bolsas e auxílios aos estudantes de graduação da UFSB, bem como criar projetos e ações institucionais que visem minimizar os efeitos das desigualdades socioeconômicas e regionais na permanência qualificada e conclusão dos cursos de graduação da UFSB.

A CAPE é composta de dois setores (Setor de Bolsa e Auxílios e Monitoramento e Avaliação) e uma seção (Seção de Pagamento e Prestação de Contas).

Email para contato:  assistenciaestudantil.ufsb@gmail.com.

São atribuições também da Coordenação:

Elaborar editais para concessão de auxílios e bolsa de assistência estudantil da UFSB juntamente com a Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE);

Gerir os processos seletivos dos editais de concessão de auxílios e bolsas de assistência estudantil da UFSB;

Elaborar pareceres para pagamento das solicitações de auxílio eventos;

Interlocução com a Coordenação Contábil e Financeira para regularização de pagamentos de auxílios e bolsas;

Articulação com os assistentes sociais da UFSB para atender às atividades da Pró-reitoria;

Organizar o “Seminário do Programa de Permanência Estudantil” conjuntamente com a Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis;

Apoiar às atividades do Setor de Monitoramento e Avaliação e Setor de Bolsas e Auxílios;

Interlocução com a comunidade a estudantil para melhorar os processos geridos pela CAPE.

SETOR DE BOLSAS E AUXÍLIOS

O Setor de Bolsas e Auxílios está voltado para o pagamento e manutenção de bolsas e auxílios de assitência estudantil da UFSB, atendimento a estudantes beneficiários do Programa de Apoio à Permanência e análise documental dos processos seletivos de bolsas e auxilios. O pagamento mensal de estudantes é a atividade mais importante do setor devido à natureza dos auxílios e bolsas da PROSIS.

E-mail para contato:  assistenciaestudantil.ufsb@gmail.com.

Outras atribuições do Setor:

Criar processos administrativos para pagamento de auxílios e bolsas estudantis no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC);

Consulta e operacionalização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) para pagamento dos auxílios e bolsas estudantis;

Receber os relatórios da Bolsa de Apoio à Permanência e emitir declarações e certificados para estudantes e servidores técnico administrativo e docentes participantes do Programa de Apoio á Permanência;

Emitir informações e relatórios acerca dos pagamentos de bolsas e uso do orçamento PNAES pela UFSB;

Atender a demandas secundárias de outros setores da PROSIS.

Seção de Pagamento e Prestação de Contas

A Seção de Pagamento e Prestação de Contas está vinculada ao Setor de Bolsas e Auxilios, tendo como função prioritária a concessão de auxilio eventos para os estudantes de graduação da UFSB, conforme critérios estabelecidos por edital específico.

Email para contato: auxilioeventosufsb@gmail.com.

Outras atribuições da Seção:

Rebecer e analizar as solicitações de auxílios eventos;

Criar processos administrativos para pagamento de auxílios de auxilio eventos no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC);

Receber e analisar a Prestação de Contas dos estudantes contemplados com o Auxílio Eventos, verificando a destinação dos valores solicitados;

Emitir Guia de Recolhimento da União (GRU) para devolucação de valores parciais ou totais de auxilios eventos não utilizados;

Emitir certificados ou declarações de particiapação para bolsistas e orientadores do Programa de Apoio à Permanência.

SETOR DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

O Setor de Monitoramento e Avaliação (SEMA) tem a finalidade criar mecanismos de controle e avaliação dos programas institucionais da PROSIS/UFSB, com vistas ao melhor uso dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil –PNAES (Decreto-Lei 7.234/2010) e apuração da efetivação dos objetivos elencados no mesmo, a saber: redução das taxas de evasão e retenção estudantil.

Email para contato:  sema@ufsb.edu.br.

Outras atribuições do Setor:

Criar um sistema de monitoramento e avaliação dos Programas da UFSB que envolvem Ações Afirmativas e Permanência Estudantil, gerando um banco de dados e informações que contribuirão para o planejamento estratégico, projeção de novas ações e a constante melhoria dos programas, com base nos princípios da Administração Pública como eficiência, eficácia, efetividade e publicidade.

Oferecer suporte técnico-administrativo à Comissão de Políticas Afirmativas – CPAf quanto a publicidade das pautas discutidas, atas, cronograma de reuniões entre outros;

Monitorar a concessão de benefícios do Programa de Apoio à Permanência;

Avaliar o Programa de Apoio à Permanência, levantando indicadores através de pesquisas de dados quantitativos e qualitativos;

Criar um repositório de dados do perfil do público-alvo do Programa de Apoio à Permanência;

Fornecer dados aos órgãos competentes de controle, planejamento e fomento do Programa de Apoio à Permanência;

Contribuir no planejamento das ações de refinamento e melhoria da seleção dos beneficiários.

 

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