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Projetos de Pesquisa

1 – Projeto de Pesquisa: Livro das Comunidades: o saber dos povos de tradição oral e a inclusão no ensino superior e na pesquisa no Sul da Bahia


Linha de Pesquisa: Relações étnico-raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem
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Descrição: O presente Projeto de Pesquisa, institucionalizado na UFSB em 2015, pretendeu inicialmente estudar uma série de artefatos (objetos estéticos: manuscritos, cartilhas, livros e documentários), tomados como dispositivos de linguagem, de saber e de memória, produzidos pelos povos tradicionais da região Sul da Bahia. O nosso objetivo foi entender, por meio da análise desses objetos, processos de negociação simbólica e de ocupação territorial, de produção de memória e de devir dos referidos povos. E, por fim, investigar como tais artefatos podem contribuir para fortalecer políticas de inclusão no ensino superior e na pesquisa. Em 2017, após firmar cooperação técnico-científica com os grupos de pesquisa “Cartografias y Discursos sobre la Heterogeneidad, el Canon e la Marginalid”, da Universidad Nacional Mayor de San Marcos – Perú, e o “Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias, da UFSB, o escopo do projeto foi ampliado em duas direções potenciais: a) o campo das Literaturas vernáculas, indígenas, diaspóricas e/ou latino-americanas, em suas materialidades contemporâneas; b) a experimentação teórico-metodológica relativa à construção de objetos poéticos de aprendizagem.

2 – Projeto de Pesquisa: Educação para as diferenças: contribuições da herança intelectual negra

Descrição: Este Projeto de Pesquisa foi criado pelo NEAB e visa problematizar as políticas públicas elaboradas para o enfrentamento do racismo e das relações de gênero no âmbito da formação profissional para a Escola Básica nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. A pesquisa articula e problematiza a criação das estratégias de promoção da igualdade racial na Educação Básica. Para além disso, pretende produzir materiais didáticos com professores da rede básica de ensino, bem como implementar as políticas voltadas à formação de profissionais para a Educação Básica em articulação com o nível superior.

3 – Projeto de Pesquisa: Cartografias identitárias do Sul da Bahia

Linha de Pesquisa: Relações étnico-raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem.

Descrição: Esta pesquisa desenvolvida pelos professores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros elabora reflexões sobre as questões étnicas na região Sul e Extremo Sul da Bahia. Prioriza-se o estudo das diversas problemáticas histórico-culturais contemporâneas relacionadas às comunidades quilombolas, de terreiro, afroindígenas, tradicionais, ribeirinhos, pescadores. Discute, neste contexto étnico, a configuração das relações de gênero e das dissidências sexuais também como condições para a formação identitária e ações políticas. A pesquisa se dedica, ainda, a compreender como estas configurações se desdobram nas práticas pedagógicas da Educação Básica ao ensino superior.

4 – Projeto de Pesquisa: Mídia, educação e relações étnico-raciais


Linha de Pesquisa: Pós-colonialidade e fundamentos da educação nas relações étnico-raciais
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Descrição: O Projeto de Pesquisa visa compreender os processos midiáticos como produtores nas fronteiras das pedagogias culturais, de saberes-fazeres sobre as relações étnico-raciais. Considera-se que no espaço midiático (televisão, rádio, internet) se produzem conhecimentos que implicam em certas atitudes raciais, desdobrando-se para violências de toda ordem. Assim, compreender os discursos presentes nas ações midiáticas colabora para um entendimento amplo do que é educação, ampliando o escopo educacional para além das esferas tradicionalmente estudadas (as instituições formais e não formais), chegando à educação realizada no âmbito das mídias.




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