Portal do Governo Brasileiro
ARTE_com referencia

    button_estrutura-curricular       contatos

Estrutura curricular

Os/as mestrandos/as do PPGER cumprirão um total de 40 créditos  ao longo de vinte e quatro meses. Destes créditos, 8  serão cumpridos nas disciplinas obrigatórias  e 8 em disciplinas eletivas.  Optou-se por duas disciplinas fundamentais para a construção epistemológica e metodológica, sem divisão por Linhas de Pesquisa: Fundamentos dos processos de ensino- aprendizagem nas relações étnico-raciais e Políticas públicas e educação nas diferenças. As disciplinas estão pensadas ainda na perspectiva da docência compartilhada entre dois professores e se vinculam aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa.

Além destes créditos, o/a mestrando/a desenvolverá uma Investigação em Residência nos espaços de aprendizagem. Esta  atividade obrigatória equivalerá a 4 créditos. Trata-se de um estudo participante nos espaços de formação educacional institucionalizados ou não.

Ao final do estágio inicial, realizado no primeiro quadrimestre do curso, serão oferecidos Seminários Processuais que visam o acompanhamento do processo de pesquisa-ação do mestrando. Ao invés de um momento estanque de qualificação o PPGER propõe seminários ao longo dos segundo e terceiro quadrimestres, com convidados parceiros externos. Nestes seminários os discentes apresentarão os processos de investigação-ação em curso. Estas atividades são obrigatórias e valem 6 créditos. Além disso, outros 2 créditos deverão ser cumpridos em Atividades Complementares correspondentes a participações em eventos nas áreas coerentes com a pesquisa do/da estudante. O/a aluno/a deverá participar de atividades acadêmicas com a apresentação de trabalho completo. As publicações de artigos em periódicos, capítulos de livros ou livros, complementam tais créditos.

O/a discente cumprirá os créditos em disciplinas nos dois primeiros quadrimestres do curso.
 O produto final do PPGER prioriza um método, processo ou material com finalidade didática para o ensino. Ao longo dos vinte e quatro meses o/a aluno/a aplicará este processo, material ou método em uma situação real, nos espaços educacionais formais ou não-formais. Este produto será submetido a uma banca de avaliação e defesa. O processo de realização, considerando as orientações específicas e/ou em grupo, bem como a escrita do memorial de defesa do produto, constituirá 12 créditos. O orientador  acompanhará o processo de pesquisa-ação.

O PPGER tem como sede administrativa o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado, localizado na cidade de Itabuna, Sul da Bahia. Entretanto, o processo seletivo assim como as aulas acontecerão nas unidades Sosígenes Costa, Paulo Freire e Jorge Amado.

 

Matriz Curricular

  1. Políticas Públicas e relações raciais;
  2. Fundamentos dos processos de ensino-aprendizagem nas relações étnico raciais;
  3. Imperialismos e descolonizações;
  4. História da população negra no Sul da Bahia;
  5. Historiografia africana e ensino de história da África;
  6. Gênero, sexualidades, negritudes e pobreza: um debate interseccional;
  7. Filosofia africana;
  8. Ensino e arte na diáspora;
  9. Educação, diferença e alteridade: contribuições da herança intelectual negra;
  10. Educação e religiosidades africanas;
  11. Educação e estudos culturais: implicações para as práticas do ensino.

 

 

 




UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+