ARTE_com referencia

button_estrutura-curricular       contatos

Áreas e Linhas de Pesquisa

Área de concentração: ensino e relações étnico raciais nas perspectivas pós e decoloniais

Estuda o desenvolvimento das práticas para o ensino das relações étnico-raciais englobando as construções pós e decoloniais e as perspectivas afro-indígenas. Compreende a formação de professores  e professoras como espaço dessa temática em uma perspectiva interseccional com os estudos de gênero, classe e interculturalidades.

Linha 1

Pós-colonialidade e fundamentos da educação nas relações étnico-raciais. Esta linha de pesquisa se dedica aos estudos referentes a descolonização dos saberes instituídos por uma visão eurocêntrica na formação de professores e professoras.  Assim, privilegia debates relativos aos fundamentos epistemológicos que agreguem as perspectivas da herança intelectual africana, bem como a afro-indígena.

Linha 2

Relações étnico-raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem. A linha privilegia estudos e pesquisas baseados nas relações interétnicas em espaços educativos formais e não formais, sobretudo, a memória e os processos de construção identitários de distintos segmentos, no Sul e Extremo Sul da Bahia, como os afro-brasileiros, brancos, indígenas, quilombolas, afro indígenas, ciganos, dentre outros grupos. No contexto das relações étnicas, a linha investiga ainda, os modos e as formas como as sexualidades e as relações de gênero são elaboradas, reproduzidas e ressignificadas nos espaços escolares e na sociedade historicamente. Esta abordagem impulsionará o desenvolvimento de materiais e métodos de ensino.

UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+