Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Primeiro ano de funcionamento do Jardim Botânico FLORAS

  • Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 15h54
  • Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 16h03
  • Acessos: 3532

                Estamos comemorando hoje o aniversário de um ano de inauguração do Jardim Botânico FLORAS da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Durante o 38º ERBOT (Encontro Regional de Botânicos – MG/BA/ES), ocorrido no ano passado, realizamos no dia 22/05 uma cerimônia que contou com a presença de várias lideranças locais, parceiros de pesquisa do Jardim e congressistas que tiveram a oportunidade de participar do momento de criação da Alameda Pau-Brasil, instalada com o plantio de 10 mudas dessa espécie, doadas pela Estação Ecológica Pau Brasil (ESPAB/CEPLAC), no momento chamado “Compromisso com o Futuro do Jardim Botânico FLORAS. Nesse momento, várias crianças foram convidadas a plantar algumas mudas, simbolizando esse compromisso.

                Desde sua inauguração o Jardim Botânico já recebeu cerca de 250 pessoas entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, professores de escolas públicas e pessoas da melhor idade do CRAS Frei Calixto em visitas aos espaços do Jardim que funciona no Campus Universitário da UFSB. Além de conversar sobre as plantas, seus valores histórico-culturais e ecológicos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre os trabalhos que são desenvolvidos pela equipe de estudantes e pesquisadores do JBFLORAS, visitam os laboratórios e interagem em atividades criadas para públicos de diferentes idades, tais como o “Cientista do Dia”, o “Bingo do Conhecimento” e o “Desafio do Jardim Botânico FLORAS”.

                O Jardim Botânico produz também a revista científica Paubrasilia em homenagem ao nome científico do pau-brasil, Paubrasilia echinata. A Paubrasilia pode ser acessada em https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia e recebe manuscritos de pesquisas realizadas na área da Botânica de quem desejar publicar um artigo ou texto científico. Na página do Jardim (https://www.ufsb.edu.br/jardimbotanicofloras/) você tem acesso a mais informações e também ao Boletim do Jardim Botânico FLORAS que traz notícias, ideias, informações e ações desenvolvidas na área de Botânica, Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade.

                Integram a equipe do Jardim, incluindo o Comitê Científico e membros da Paubrasilia, um grupo formado por 14 professores, sete Técnicos-Administrativos, 15 estudantes de Graduação e cinco estudantes de Pós-Graduação e dois servidores terceirizados da UFSB, além de 12 professores e pesquisadores de outras instituições de Ensino ou de Pesquisa nacionais e internacionais.

                Até o momento, o Jardim Botânico FLORAS conta com 194 espécies nativas do Brasil e 52 espécies exóticas em seu remanescente de Floresta e nos jardins que permeiam o Campus Sosígenes Costa da UFSB. Dentre as espécies nativas estudadas, 15 são endêmicas da Mata Atlântica, sendo uma restrita ao sul da Bahia e Norte do Espírito Santo. Quatro espécies presentes no Jardim Botânico estão ameaçadas de extinção, entre elas o pau-brasil/ibirapitanga (Paubrasilia echinata), o jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra), o cedro (Cedrela fissilis) e a juçara (Euterpe edulis), o que torna o nosso Jardim ainda mais responsável pela manutenção, pesquisa e divulgação de nossa rica biodiversidade para as gerações futuras.

                Nesse dia festivo, a equipe do Jardim Botânico FLORAS agradece a todas as pessoas da UFSB que têm contribuído para a realização das atividades e para o funcionamento do Jardim, especialmente a comunidade do Campus Sosígenes Costa que têm sido fundamental para a concretização de nossa realidade. Aproveitamos para agradecer também a todos os parceiros da comunidade portosegurense que têm contribuído muito com a formação do JBFLORAS, especialmente com a doação de equipamentos, materiais, mudas e serviços que são cruciais para a nossa existência. Esperamos tornar-nos cada vez mais parte integrada da vida de Porto Seguro e região como uma opção importante para o Ecoturismo, a Educação e o lazer, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas no presente e nas futuras gerações.

Imagens desde a inauguração até hoje.

DSC 0184

DSC 0212DSC 0242DSC 0268IMG 20181005 094901376IMG 20181005 100144374WhatsApp Image 2019 04 12 at 09.38.39DSC 0161DSC 0068DSC 0095DSC 0155DSC 0078DSC 0102DSC 0037IMG 20180914 111645210WhatsApp Image 2019 04 12 at 09.38.39

registrado em:
Fim do conteúdo da página