Estudantes da UFSB iniciam o programa de intercâmbio no Uruguai

• Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 16h03
  • Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 16h46
imagem sem descrição.

Os estudantes das Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deram início, na última segunda-feira (12), às atividades do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional – Projeto Paulo Freire. O Projeto tem como objetivo constituir uma rede formada por Instituições de Ensino Superior da Ibero-América para valorização social e intelectual da carreira docente no ensino básico, priorizando a educação pública em seus distintos aspectos e dimensões e o compromisso da universidade pública com todas as etapas de formação escolar.

De acordo com Guilherme Foscolo, Assessor de Relações Internacionais da UFSB, o programa é pioneiro na integração acadêmica internacional da Ibero-América, especialmente em que fomenta a criação e fortalecimento de redes de  pesquisa e formação de professores: “a expectativa é a de uma renovação que aprofunde e amplie o programa. No momento, tramitamos acordos não só com instituições do Uruguai, como também do Chile, da Argentina, da Colômbia, do México e do Peru. A possibilidade futura de articulação do programa com outros programas de mobilidade acadêmica, como o PIMA e o Pablo Neruda, abre possibilidades de integração e intercâmbio também para aqueles que decidirem seguir com a carreira nos programas de pós-graduação”.

Ao todo, 39 estudantes da universidade foram contemplados com bolsas de estudos para suprir custos de deslocamentos, hospedagens e alimentação durante o período do intercâmbio. Os discentes foram escolhidos através de Processo Seletivo para estudantes das LIs nos três campi, localizados em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e para estudantes da Área Básica de Ingresso (ABI).

Nas primeiras semanas, eles terão atividades gerais nos turnos matutino e vespertino, com conferências sobre educação e seus mais variados subtemas, como Projeto Ceibal, Rede Global de Aprendizagem, Teoria e Prática Docente e a Didática na Formação Docente Uruguaia. Ainda, participarão de oficinas intensas de elaboração de projetos interdisciplinares. Nas semanas posteriores, as turmas entrarão em uma imersão em suas respectivas áreas, para maior aprofundamento dos estudos. O programa se encerra dia 21 de abril.

Cátia Santos Oliveira, estudante do campus Sosígenes Costa e bolsista do projeto, afirma que “A experiência de conhecer uma nova cultura, educação e uma sociedade diferente da nossa, para mim, que sou da área de humanas, tem muito conhecimento a agregar aos meus estudos”.

Além dos estudantes, professores e coordenadores dos Complexos Integrados, geridos pela UFSB e pelo Governo do Estado, também foram contemplados com o programa. Em novembro de 2017, a primeira equipe visitou e se dedicou aos estudos no país vizinho. Nesse segundo momento, a equipe composta por Danilo Ornelas, Ângela Garcia, Gilmara Oliveira, Rodrigo Oliveira, Olívia Duarte, Gustavo Gonçalves, Evani Tavares, Luana Sampaio e Marina Miranda, juntou-se aos estudantes para dar suporte e acompanhar as atividades, interagindo com os pesquisadores do Uruguai, apresentando e representando a UFSB.

*Fotos cedidas pelo estudante Luiz Alves da Cruz Júnior, estudante do campus Sosígenes Costa