Últimas notícias

Participação da UFSB no I ETA confirma compromisso com setores populares do Extremo Sul da Bahia

• Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 15h22
  • Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 16h32
imagem sem descrição.

A Carta de Fundação da UFSB (2013) estabelece como princípios a Integração Social e o Desenvolvimento Regional, enfatizando a proposta de envolvimento da Universidade com a sociedade civil, principalmente com movimentos sociais e populações vulneráveis, em perspectiva transacadêmica e socialmente responsável.

Foi nesse espírito que servidores(as) da UFSB integraram a equipe executora do I Encontro Territorial de Agroecologia do Extremo Sul da Bahia (ETA), organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Extremo Sul da Bahia (NEA), realizado nos dias 13 e 14 de junho de 2018, no Campus do Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), em Teixeira de Freitas. O tema foi Integrando experiências agroecológicas do Extremo Sul da Bahia e priorizou a participação de agricultores/as e de povos tradicionais, tendo também primado pela paridade de gênero e incentivo à participação ativa de jovens em todas as atividades.

Luana Campinho Rêgo, chefe do Setor de Projetos Especiais em Sustentabilidade, ligado à Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), participou diretamente da organização e da execução do I ETA e avaliou que “mais do que um evento de aprendizados e trocas de experiências, foi um momento de encontros, fortalecimentos e confirmações, principalmente no sentido de fortalecer as expectativas e desejos de materialização de outra realidade, pela junção de pensamentos e desejos em comum”. Ela destacou ainda que “a pluralidade entre os/as participantes é positiva para alcançarmos as transformações almejadas”. Para a servidora, “A UFSB tem, em seus fundamentos, de servir a sociedade de forma integrada e com alto senso de responsabilidade social e ambiental e se esforça, pelo envolvimento de servidores/as e estudantes, para participar desta construção.”

Sobre a importância da participação da UFSB no Encontro, Eliane Oliveira Kai, coordenadora da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, explicou que “O NEA Extremo Sul da Bahia tem como um dos objetivos potencializar o conhecimento dos/das agricultores/as, tentando construir um diálogo direto entre o conhecimento científico e popular. A ocupação desses sujeitos na Universidade mostra um novo passo na construção, sistematização e divulgação do conhecimento popular feito pelos/as camponeses/as. Para isso, é de extrema importância que a Universidade esteja à disposição daqueles a quem, por séculos, foi negado o conhecimento.”

A estudante Anna Raquel Nunes Sanchez, do Campus Sosígenes Costa, contou que “participar do I ETA foi uma experiência muito gratificante para minha formação, tanto como extensionista do recém-criado Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil da UFSB (NEA-PB), assim como Licencianda Interdisciplinar em Ciências da Natureza na UFSB. Junto a outros dois bolsistas do Núcleo e estudantes da UFSB Bianca Rocha (Bacharelanda em Ciências Biológicas) e Edilson Santos (Bacharelando Interdisciplinar em Humanidades), representamos o NEA-PB participando de uma oficina de sistematização de experiências agroecológicas e de uma palestra sobre as contribuições dos NEAs na construção de territórios sustentáveis e resistência. Além disso, também apresentamos um resumo expandido intitulado Referenciais pedagógicos para educação com segurança alimentar e nutricional com populações indígenas e rurais do sul da Bahia, fruto do projeto de Segurança Alimentar do NEA-PB da UFSB. Concluo que o evento contribuiu com a articulação e com o fortalecimento dos NEAs e de todos os movimentos e atores sociais que lutam pela reforma agrária, agricultura familiar e transição agroecológica no Extremo Sul da Bahia”.

A programação contou com oficinas, instalações pedagógicas, mesas-redondas, socialização de trabalhos científicos e uma feira voltada para favorecer não apenas a troca de sementes e mudas, mas para o compartilhamento de histórias e conhecimentos entre os/as presentes. O evento iniciou e terminou com místicas e, no encerramento, foi apresentada a sistematização do Encontro. Compõem o NEA-Extremo Sul as seguintes entidades: UFSB, UNEB, IFBaiano, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egidio Brunetto, Projetos Assentamentos Agroecológicos, NACE/PTECA-Esalq e Programa Arboretum.

Galeria de fotos:

Créditos: