"Direitos Humanos para Quem?": Evento organizado por estudantes provoca debate

• Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 12h19
  • Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 12h21

Na noite da última terça (17), o auditório do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI) recebeu o Conversando Direitos. O evento, organizado por estudantes das Licenciaturas do Campus Jorge Amado, teve como objetivo discutir educação e direitos humanos como prática de inclusão, a partir de uma pergunta provocativa: Direitos Humanos para quem?

Idealizado no Componente Curricular Educação e Direitos Humanos, ministrado pela professora Gilmara dos Santos Oliveira, o evento foi composto por falas que apresentaram várias interfaces entre aqueles dois temas. Ana Cristina Alves falou sobre educação numa perspectiva inclusiva, e Karen Póvoas, capoeirista, tratou do esporte enquanto mecanismo de integração de pessoas com deficiência. Carlos dos Santos Viana, representante da Teia dos Povos, destacou direitos dos povos ligados ao campo. Complementando a noite, Maria Domingas Mateus abordou as pautas do movimento negro e a índia Potyra Tê, em sua fala, lembrou das constantes agressões que os povos originários sofrem na sociedade. Por fim, Isabella dos Santos Silva discorreu sobre os direitos das pessoas LGBTI.

No encerramento das atividades, o público presente, composto na maioria por estudantes do Colégio Amélia Amado e da UFSB, participou de uma rodada de perguntas aos convidados. O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social e remeteu às comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Informações e imagens por Felipe de Paula