Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atas

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 14h34 | Última atualização em Sexta, 10 de Agosto de 2018, 14h36 | Acessos: 1073
  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Assinatura Atas (10/05/2018, 17/05/2018 e 15/06/2018);
    3. Revogação da constituição da congregação do CF-TCI que foi realizada em reunião ordinária do dia 15/06/2018.
    4. Constituição da Comissão Eleitoral para o processo de escolha dos membros da congregação do CF-TCI, em conformidade com a resolução 017/2016.
    5. Apresentação resultados do projeto Paulo Freira (Escola Autossustentável - intercambio com o Uruguai).
      Apresentadora: Profa. Luana Oliveira Sampaio
    6. Projeto de Extensão "Laboratório Vivo de Práticas Sustentáveis: Instituto Inkiri e Ecovila de Piracanga”.
      Proponente: Profa. Luana Oliveira Sampaio
      Relatoria: Prof. Lauro Antonio Barbosa
    7. Laboratório de Metrologia para melhorar a qualidade e confiabilidade dos instrumentos e ensaios utilizados nas pesquisas experimentais da UFSB.
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid
    8. Critérios para escalonar o afastamento de docentes do CFTCI para realizar formação.
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid
    9. O que ocorrer

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Assinatura Ata (12/04/2018);
    3. CCD - Avaliação da Incerteza de Medições (AIM - 20 horas); 16, 18, 23, 24 e 27 de julho; das 9 h às 13 h.
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid.
      Relator: Prof. Raonei Alves Campos
    4. CCD - Avaliação da Incerteza de Informações (AII – 60 horas); terças; das 19 h às 22 h, do dia 21 de agosto a 18 de dezembro de 2018.
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid.
      Relator: Prof. Raonei Alves Campos
    5. Constituição da congregação do CF-TCI em conformidade com a resolução 017/2016.
    6. Constituição da comissão de comunicação CF-TCI.
    7. Redistribuição do Prof. Gerson Homem (ponto de pauta solicitado pelo Prof. Ricardo Kalid).
    8. Avaliação do calendário estabelecido para as reuniões ordinária do CF-TCI.
    9. Critérios para escalonar o afastamento de docentes do CFTCI para realizar formação.
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid.
    10. O que ocorrer

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Projeto: ENTOMOLOGIA MÉDICA E FORENSE NO SUL DA BAHIA: ECOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DOS ECTOPARASITAS E VETORES NOS ECOSSISTEMAS REGIONAIS
      Proponente: Edison Rogério Cansi
    2. Projeto: USO DE LODO E ESGOTO SANITÁRIO TRATADO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS DA MATA ATLÂNTICA COM IMPORTÂNCIA NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
      Proponente: Fábio da Silva do Espírito Santo
    3. Projeto: Estudo de HPAS, Nitro-HPAS e quinonas em amostras ambientais do Município de Ilhéus/Ba em áreas impactadas por atividades antrópicas.
      Proponente: Leila Oliveira Santos
    4. projeto: Imagem, memória e construção identitária: fotografias de Ilhéus nos espaços da Cibercultura.
      Proponente: Felipe de Paula
    5. Projeto: TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS BIODEGRADÁVEIS ATRAVÉS DE BIODIGESTOR EM BATELADA VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOGÁS E USO AGRÍCOLA DO BIOFERTILIZANTE
      Proponente: Narcísio Cabral de Araújo
    6. Projeto: A utilização de técnicas de Geoprocessamento para avaliação da dinâmica do canal fluvial no baixo curso da Bacia Hidrográfica do Cachoeira, no Litoral Sul da Bahia
      Proponente: Vinicius de Amorim Silva
    7. Projeto: Exploração do potencial enérgico do sistema fotovoltaico e redução dos impactos ambientes.
      Proponente: Robson da Silva Magalhães

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Resíduos sólidos urbanos: Sensibilização ambiental de alunos da rede pública de ensino da Cidade de Itabuna, BA;
      Proponente: Prof. Narcísio Cabral de Araújo.
      Relator: Prof. Lauro Antonio Barbosa
    3. Ação socioambiental da UFSB: reciclagem de óleo residual de frituras usado na fabricação de sabões;
      Proponente: Prof. Narcísio Cabral de Araújo
      Relator: Prof. Lauro Antonio Barbosa
    4. Levantamento das características físico-químicas e microbiológicas da água de poços subterrâneos nas comunidades rurais de Oiticica, Acuípe e Lençóis, localizadas na região Sul da Bahia
      Proponente: Prof. Rita de Cascia Avelino Suassuna
      Relator: Prof. Vinicius de Amorim Silva
    5. Tecnologias sexopoliticas: performance em artistas CUir latinoamericanes
      Proponente: Prof. Rafael Siqueira de Guimarães
      Relator: Prof. Felipe de Paula Souza
    6. Análise do processo 23746.002066/2017-72, que trata da redistribuição do professor Cleber Rodrigo Braga de Oliveira da UNIFAP para a UFSB;
      Proponente do ponto de pauta: Prof. Felipe de Paula Souza (via e-mail);
      Relator: Prof. Marcelo Soares Teles Santos
    7. Apresentação Projeto Pedagógico de Curso de Bacharelado em Tecnologias e Produção Cultural;
      Proponente: Prof. Rafael Siqueira Guimarães (Presidente da Comissão de estudo e implementação do curso).
    8. Planejamento do CF-TCI do afastamento para capacitação docente, prioritariamente para realização ou término de doutoramento das/os docentes que ainda não tem a titulação de doutor;
      Proponente do ponto de pauta: Ricardo de Araujo Kalid
    9. Laboratório central para garantia da qualidade metrológica de instrumentos e equipamentos para pesquisas quantitativas na UFSB;
      Proponente: Prof. Ricardo de Araujo Kalid
    10. Solicitação de transferência de Centro de Formação.
      Proponente: Prof. Edison Rogerio Cansi
      Relator: Prof. Marcelo Soares Teles Santos
    11. O que ocorrer

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Assinatura Ata (15/03/2018).
    3. Análise da presença de coliformes totais e Escherichia coli em amostras de água coletadas em garrafões de 20 litros comercializados no município de Itabuna-BA;
      Proponente: Prof. Fernando Mauro Pereira Soares
      Reatoria: Prof. Marcelo Soares Teles Santos  
    4. Participação da Prof. Peolla Paula Stein na comissão executiva da 3a FECITRAN-2018 (CEFET-MG);
      Proponente: Prof. Peolla Paula Stein
      Reatoria: Prof. Lauro Antonio Barbosa  
    5. I Semana Pedagógica da Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade da UFSB;
    6. Reorientação do PPC Engenharia de Processos;
    7. Preparação do I congresso da UFSB;
    8. O que ocorrer.

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Assinatura Atas (14/09/2017, 14/12/2017 e 23/02/2018).
    3. Apresentação dos novos docentes;
    4. Perfil docente concurso 2018 (Aprovado ad referendum);
    5. Participação do Prof. Ricardo Kalid (na Universidade Estadual de Feira de Santana) ministrando cursos de Análise de incerteza e Reconciliação de dados no período de 19 a 24 de março de 2018 (Aprovado ad referendum);
    6. O que ocorrer.

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Assinatura Atas (13/04/2017, 12/05/2017, 08/06/2017, 04/08/2017 e 25/08/2017).
    3. Solicitação de informações CF-TCI para o Novo Portal UFSB;
    4. Registro da participação do Prof. Ricardo Kalid no curso de extensão sobre Planejamento Estratégico Participativo para ONGs que atuam na área ambiental na região de Arataca - (Aprovado ad referendum)
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid
    5. Concurso Docente a ser realizado no primeiro quadrimestre de 2018.
      Indicação de aproveitamento de candidatos aprovados.
      Proponente: Colegiado Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade.
    6. Participação do Prof. Marcelo Soares Teles Santos em pós-graduação - (Aprovado ad referendum)
      Proponente: Prof. Marcelo Soares Teles Santos.
    7. Situação atual do PPC do curso de Engenharia de Processos na próxima reunião do CF-TCI
      Relator: Prof. Ricardo de Araújo Kalid.
    8. O que ocorrer

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Assinatura Atas (10/03/2017, 14/03/2017, 21/03/2017).
    3. Projeto APCN do Mestrado Acadêmico em Tecnologias e Culturas (Aprovado ad referendum)
      Proponente: Prof. Rafael Siqueira de Guimarães,
      Relatoria: Prof. Fabrício Luchesi Forgerini (relatoria lida no CONSUNI);
    4. Participação do Prof. Ricardo Kalid no Projeto Despertar, realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - (Aprovado ad referendum)
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid
      Relatoria: Felipe de Paula Souza
    5. Projeto de Pesquisa "Diagnóstico das condições de saneamento ambiental e realização de oficinas nas comunidades rurais de Nova Betânia. Outeiro e Oiticica. Localizadas na região Sul da Bahia".
      Proponente: Profa. Rita de Cáscia Avelino Suassuna.
      Relatoria: Prof. Marcelo Soares Teles Santos
    6. Participação do Prof. Ricardo Kalid em atividades acadêmicas na Universidade Estadual de Feira de Santana nos dias 18 e 19 de dezembro próximo (Aprovado ad referendum)
    7. Solicitação de diárias e passagens feita pelo Prof. Ricardo Kalid
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid
      Relatoria: Prof. Fabrício Luchesi Forgerini
    8. Designação de comissão para elaboração de acordo de parceria com o Instituto Inkiri de Piracanga, e com o Núcleo Agroflorestal Essência da Terra
      Proponente: Profa. Luana Oliveira Sampaio
    9. Proposta de atualização do nome do curso "Engenharia da Sustentabilidade" para "Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade“.
      Proponente: Colegiado do curso.
      Relatoria: Prof. Marcelo Soares Teles Santos
    10. O que ocorrer.

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Gestão de diárias e passagens (confirmação texto final)
    3. Criação do Colegiado de Eng. da Sustentabilidade
    4. Processo de afastamento no país (Docente) sob o nº 23746.004063/2017-73
      Proposta: Cynthia de Cássia Santos Barra
    5. Participação do Prof. Ricardo Kalid de atividades da SNCT, e de reuniões no Ifbaiano para elaboração da APCN de curso de pós graduação do Ifbaiano.
      Proposta: Prof. Ricardo de Araújo Kalid
    6. Submissão do Projeto de ENSINO-APRENDIZAGEM DE EMPREENDEDORISMO NA ENGENHARIA
      Proponente: Prof. Marcelo Soares Teles Santos
      Relator: Prof. Vinicius Amorim
    7. Submissão do Projeto de Extensão Avaliação da Incerteza de Informações
      Proponente: Prof. Ricardo de Araújo Kalid
      Relatoria: Prof. Marcelo S.T.Santos
    8. Confirmação da Indicação de membro para compor Comissão de Seleção Docente
      Indicação: ad referendum do Prof. Marcelo Soares Teles
    9. Liberação Formal para Participação em Mestrado UESC/UESB
      Proposta: Prof. Sandra Adriana Neves Nunes
      Relatoria: Prof. Marcelo S.T.Santos
    10. Indicação suplente para o representante do CF-TCI para a CPA (Comissão Própria de Avaliação).
    11. Representação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFSB)
      Indicação: à definir: dois docentes para representação
    12. Posição sobre a Comissão formada para discutir o PPC de Tecnologias e Produção Cultural
    13. Indicativo de proposição de curso de terceiro ciclo no âmbito do CFTCI (APCN PPGTEC)
    14. Moção para cumprimento do cronograma estimado e revisado para o Processo de Escolha de Dirigentes na UFSB.
      Proposta: Prof. Fábio Rodrigues Corniani,
    15. O que ocorrer.

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Gestão de diárias e passagens.
    2. Indicação de representante do CF-TCI para a CPA (Comissão Própria de Avaliação).
    3. Atividade de extensão no Essência da Terra (Prof. Luana Oliveira Sampaio)
    4. Moção para cumprimento do cronograma estimado e revisado para o Processo de Escolha de Dirigentes na UFSB.
      Proposta: Prof. Fábio Rodrigues Corniani,

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Projeto de Extensão "MeditAção"
      Proposta: Profa. Luana Oliveira Sampaio,
      Relatoria: Prof. Marcelo Soares Teles Santos;
    3. Plano de contratação de TIC, conforme prevê a Portaria nº 40, de 14 de dezembro de 2016, que instituiu o PCTIC para os órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
      Proposta: PROTIC,
    4. Gestão de diárias e passagens
    5. Moção para cumprimento do cronograma estimado e revisado para o Processo de Escolha de Dirigentes na UFSB.
      Proposta: Prof. Fábio Rodrigues Corniani,
    6. O que ocorrer

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Escolha da chapa para o Decanato do CF-TCI.

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Apresentação do projeto Essência da Terra (desenvolvido no povoado de Santa Maria, no município de Maraú).
      Proposta: Profa. Luana Oliveira Sampaio,
      Convidados especiais: Alexandre Réa e Ross Doherty.
    3. Participação do Prof. Ricardo Kalid da ONG Ecobahia, na qualidade de Diretor de Pesquisa e Inovação,
      Proposta: Prof. Ricardo Kalid
      Relatoria: Prof. Fábio Rodrigues Corniani;
    4. Indicação da nova representação do CF-TCI no BI de Ciências.
      Composição atual:
      Titular: Rita de Cascia Avelino Suassuna
      Suplente: Vinicius de Amorim Silva
    5. O que ocorrer

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Apreciação na Congregação da minuta do Edital de escolha de Dacano(a) e Vice-Decano(a) para o CFTCI,
      Apresentação por: Prof. Angela Sivalli Ignatti;
    3. Apreciação na Congregação do CF-TCI da participação do Prof. Ricardo Kalid, na qualidade de membro do Conselho Deliberativo, na ONG Instituto Viverde,
      Relatoria: Prof. Lauro Antonio Barbosa;
    4. Liberação formal (permissão institucional) para efetiva participação das Profs. Cynthia de Cássia Santos Barra e Ana Cristina Peixoto no Mestrado Profissional em Letras da UESC, como docentes colaboradoras,
      Relatoria: Profa. Sandra Adriana Neves Nunes;
    5. Projeto/solicitação para criação de um laboratório de Tecnologias Sociais e Práticas de Comunicação e Multimídia,
      Proposta: Prof. Fábio Rodrigues Corniani,
      Relatoria: Prof. Marcelo Soares Teles Santos;
    6. Criação de Comissão para estudo e desenvolvimento de PPC de curso de segundo ciclo de Tecnologia e Produção Cultural,
      Proposta: Prof. Rafael Siqueira de Guimarães

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Indicação de novo membro na Comissão Organizadora da Escolha de Decanos/as e Vice-Decanos/as do CF-TCI no PED (Processo de escolha de dirigentes);
    3. Ad referendum – Perfil docentes concurso público (Vagas CF-TCI);
    4. Proposta do Prof. Ricardo Kalid para o plano de trabalho USO RACIONAL DE ÁGUA NO INSTITUTO BIOFÁBRICA DE CACAU PROJETO BIOÁGUA;
    5. Propostas Edital 07/2017 BOLSA PIBIPCI;
    6. O que ocorrer (Aprovação da participação dos professores Ricardo Kalid e Rafael Siqueira no curso do curso de Gestão Orçamentária de Projetos Culturais)

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Definição de perfil para concurso docente.

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Homologação do resultado da escolha do representante docente para compor a Comissão Organizadora da Escolha de Decanos/as e Vice-Decanos/as da nossa Unidade Universitária
    2. Oferta de CCs 2017.1 pelo CF-TCI
    3. Nota para solicitação de esclarecimentos acerca do calendário acadêmico 2017

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Constituição da Comissão Organizadora da Escolha de Decanos/as e Vice-Decanos/as do CF-TCI no PED (Processo de escolha de dirigentes);
    3. Constituição da Comissão de implantação e acompanhamento dos laboratórios do CFTCI;
    4. Constituição do Colegiado de Curso de Engenharia da Sustentabilidade;
    5. Oferta CCs pelo CFTCI
    6. Discussão e contribuições para a construção de pauta das próximas reuniões do CF-TCI.
    7. O que ocorrer

    Acessar documento »

  • PAUTA:

    1. Informes
    2. Apreciação do projeto de pesquisa: "I Olimpíada de Sustentabilidade do Sul da Bahia" - aprovado pela FAPESB;
    3. Apreciação do projeto de extensão: "Oficina de Implantação e Operação da Casa Inteligente de Práticas Sustentáveis da UFSB” – Apoio da FAPESB;
    4. Apreciação da criação do PIPECI em Meio Ambiente e Saneamento;
    5. Apreciação do PPC do Curso de Engenharia da Sustentabilidade com Formação Sequencial em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Logística em Transportes, Sanitária e Urbana (Início Imediato em Engenharia Urbana e da Sustentabilidade)
    6. Discussão e contribuições para a construção de pauta das próximas reuniões do CF-TCI.

    Acessar documento »

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página