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Biologia

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 17h52 | Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 16h08 | Acessos: 3860

A graduação em Ciências Biológicas na UFSB compromete-se a formar profissionais críticos, éticos e capacitados para o mundo do trabalho nas Áreas de Atuação do/a Biólogo/a, capacitando-lhes a dialogar com profissionais de outras áreas e outros campos do saber. Nesse sentido, o principal desafio é formar profissionais capazes de intervir na sociedade de forma cidadã, empreendedora e transformadora, ocupando espaços de suas competências, sem a necessidade de formação em pós-graduação. Por apresentar múltipla terminalidade em relação a sua formação, o/a profissional egresso/a de Ciências Biológicas na UFSB poderá ter uma formação voltada para as áreas de Biodiversidade, Saúde, ou ainda, Biotecnologia."

O Curso de Ciências biológicas está vinculado ao Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) e tem como eixo norteador o Meio Ambiente e o Contexto Evolutivo, constituindo-se em base nas três áreas de formação propostas para, posteriormente, avançar em área específicas.

Ciências da Natureza e da Saúde.

O/a graduado/a em Ciências Biológicas da UFSB deverá possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos/ãs. Também deve capacitar para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão, incluindo o empreendedorismo. O/a Biólogo/a deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tomar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, assumindo a sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

A formação de um/a biólogo/a passa por diversas áreas do conhecimento biológico e essa diversificação garante uma grande variedade de opções no mercado de trabalho. Aliado a isso, a exploração atual dos recursos naturais de forma desordenada vem evidenciando uma grande área de trabalho do profissional com o maior rigor na legislação ambiental, o que aumenta a procura pelo profissional para a elaboração de relatórios de impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, via concurso público. Outro mercado crescente é o da área de genética e biologia molecular.

Em 2010, o CFBIO organizou um Grupo de Trabalho pra uma revisão das áreas de atuação do/a profissional Biólogo/a (Nº 01/2010) no intuito de orientar as Instituições de Ensino Superior (IES) quanto a melhoria na formação do/a Biólogo/a para atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia. Assim, conforme Resolução 287 de 2010 o/a profissional biólogo/a pode atuar nas seguintes áreas:

 

Art. 4º São áreas de atuação em Meio Ambiente e Biodiversidade:

Aquicultura: Gestão e Produção, Arborização Urbana, Auditoria Ambiental, Bioespeleologia, Bioética, Bioinformática, Biomonitoramento, Biorremediação, Controle de Vetores e Pragas, Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas, Científicas e Didáticas, Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos, Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental, Ecodesign, Ecoturismo, Educação Ambiental, Fiscalização/Vigilância ambiental, Gestão Ambiental, Gestão de Bancos de Germoplasma, Gestão de Biotérios, Gestão de Jardins Botânicos, Gestão de Jardins Zoológicos, Gestão de Museus, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas, Gestão de Recursos Pesqueiros, Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos, Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia, Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica, Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora, Inventário, Manejo e Comercialização de Microrganismos, Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: Límnicos, Estuarinos e Marinhos, Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero, Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica, Inventário, Manejo e Conservação da Fauna, Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos, Licenciamento Ambiental , Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), Microbiologia Ambiental, Mudanças Climáticas, Paisagismo, Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense, Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas, Responsabilidade Socioambiental, Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas, Saneamento Ambiental, Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade.

 

Art. 5º São áreas de atuação em Saúde:

Aconselhamento Genético, Análises Citogenéticas, Análises Citopatológicas, Análises Clínicas* Esta Resolução em nada altera o disposto nas Resoluções nº 12/93 e nº 10/2003. Análises de Histocompatibilidade, Análises e Diagnósticos Biomoleculares, Análises Histopatológicas, Análises, Bioensaios e Testes em Animais, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sangue e Hemoderivados, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões, Bioética, Controle de Vetores e Pragas, Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos, Gestão da Qualidade, Gestão de Bancos de Células e Material Genético, Perícia e Biologia Forense, Reprodução Humana Assistida, Saneamento, Saúde Pública/Fiscalização Sanitária, Saúde Pública/Vigilância Ambiental, Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica, Saúde Pública/Vigilância Sanitária, Terapia Gênica e Celular, Treinamento e Ensino na Área de Saúde.

 

Art. 6º São áreas de atuação em Biotecnologia e Produção:

Biodegradação, Bioética, Bioinformática, Biologia Molecular, Bioprospecção, Biorremediação, Biossegurança, Cultura de Células e Tecidos, Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos, Engenharia Genética/Bioengenharia, Gestão da Qualidade Melhoramento Genético, Perícia/Biologia Forense, Processos Biológicos de Fermentação e Transformação, Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção.

Modalidade

O Bacharelado em Biologia da UFSB segue a modalidade presencial.

A resolução CNE/CP 4/2009 determina CH mínima de 3200 horas para o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. A proposta do Curso de Ciências Biológicas da UFSB estabelece uma CH de 3525h, se aproximando do recomendado pelo CFBio nº 01/2008 de uma CH mínima de 3.600 horas, além de recomendar um equilíbrio entre os componentes curriculares considerando as atividades teóricas e práticas, imprescindíveis para uma formação sólida e de qualidade para o exercício da Biologia, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Atendendo a Recomendação do Parecer CFBio 01/2010, que prevê que os cursos de graduação em Ciências Biológicas com ênfase na área da saúde, devam ter uma carga horária mínima de 4.000 horas integralizadas no mínimo em 4 anos, a formação na Área de Saúde do Curso de Ciências Biológicas da UFSB possui CH de 4005h.

Integral

40 vagas anuais

Estudantes da UFSB ou de outra Universidade com formação em ciclos, ao concluir o 1o ciclo, poderá progredir para formações profissionais em 2o ciclo.

O Processo Seletivo de egressos de Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI) para Cursos de Segundo Ciclo (CSC) ocorrerá com base em Edital próprio, elaborado e divulgado pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica.

 

São elegíveis para inscrição no processo de seleção:

  1. Portadores de diplomas de BI ou LI outorgados por esta UNIVERSIDADE nos cinco anos que antecedem o processo seletivo.
  2. Estudantes de BI ou LI com integralização curricular prevista no ano em curso.
  3. Portadores de diplomas de BI, LI ou outros diplomas outorgados por instituições de ensino superior participantes de convênios ou acordos de cooperação com a Universidade, seguindo os critérios de seleção segundo edital próprio.

 

Caso o número de postulantes seja superior ao número de vagas oferecidas no curso de 2º ciclo, a classificação respeitará a ordem de preferência em que o curso figura na lista de opções de cada candidato, conforme Resolução 9/2014 e será feita de acordo com o Coeficiente de Rendimento Médio ponderado:

 

  1. Coeficiente de Rendimento Geral em BI ou LI;
  2. Coeficiente de Rendimento na Grande Área das Ciências;
  3. Coeficiente de Rendimento na Área de Concentração em Estudos Ambientais;
  4. Processos examinativos

 

Os critérios de admissão ao curso de Graduação em Ciências Biológicas serão estabelecidos em Edital próprio lançado pela UFSB.

(http://www.ufsb.edu.br/2017/11/edital-362017-orienta-o-processo-seletivo-para-cursos-de-2o-ciclo/).

- Biblioteca com obras básicas em Biologia e ciências afins;

- Acesso virtual ao Portal de Periódico CAPES;

- Laboratórios Interdisciplinares: atendendo aos bacharelados de 20 e 10 ciclos, estes laboratórios abrangem duas áreas satélites de 50 m2 e 3 áreas conjugadas de 17,00 m2, onde estão instaladas bancadas com energia e gás, em material não poroso e resistente a reagentes corrosivos, pias com torneira para destinação de reagentes e capelas, além de freezers, estufas, autoclave, espectrofotômetro, pHmetro, refrigeradores verticais, estufas, termocicladores, microscópios, lupas, centrífugas, sonda multiparâmetro, etc.

- Laboratório de Educação Matemática e Modelagem Computacional: com área de 97m2, contém mesas estrelas com tomadas e cadeiras específicas, uma arena central de experimentação de robótica, bancadas móveis para experimentação, armários para guarda de equipamentos, quadro branco, TV, equipamentos multimídia e computadores.

- Laboratório Multiusuário Multimídia: implantado em uma área de15m2, está equipado com diversos equipamentos multimídia. Adicionalmente, os alunos podem ter acesso a notebooks, através do sistema de empréstimo, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC-UFSB).

 

Nome

Área de Atuação

Link do Currículo

Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto

Ciências Biológicas – Educação Ambiental

http://lattes.cnpq.br/2365706051026225

Anders Jensen Schmidt

Ciências Bilógicas – Carcinologia

http://lattes.cnpq.br/0407831769304349

Andresa Oliva Geologia - Geofísica  

Caio Vinícius G. Turbay Rangel

Geologia – Geotectônica e Petrologia

http://lattes.cnpq.br/5332804895294756

Carlos Werner Hackradt

Ecologia - Biologia da Conservação

http://lattes.cnpq.br/3575528688498303

Catarina da Rocha Marcolin

Ciências Bilógicas – Oceanografia biológica

http://lattes.cnpq.br/5754217373165796

Cristiana Barros Nascimento Costa

Ciências Biológicas – Botânica

ttp://lattes.cnpq.br/1878276980559702

Fabiana Cézar Félix Hackradt

Ecologia - Ecologia Marinha

http://lattes.cnpq.br/1938903757821939

Fabrício Berton Zanchi

Matemática - Ecohidrologia

http://lattes.cnpq.br/3073156917526229

Florisvalda da Silva Santos

Agronomia - Fitopatologia

http://lattes.cnpq.br/0084129691000396

Gabriela Narezi

Saneamento Ambiental – Ecologia Aplicada

http://lattes.cnpq.br/1603781651177935

Gleidson Vieira Marques

Engenharia Agronômica – Agronomia/Fitotecnia

http://lattes.cnpq.br/0070395303285940

Jaílson Santos de Novais

Botânica - Palinologia

http://lattes.cnpq.br/77009716260660

Jorge Antonio Silva Costa

Botânica - Biogeografia

http://lattes.cnpq.br/2888323300290914

Lenir Silva Abreu

Pedagogia – Ensino Filosofia e História das Ciências

http://lattes.cnpq.br/9401147010460429

Leonardo Evangelista Moraes

Ciências Biológicas - Oceanografia Biológica

http://lattes.cnpq.br/8326269321397331

Luiz Norberto Weber

Zoologia - Herpetologia

http://lattes.cnpq.br/9575836008826166

Mario Química  

Nadson Ressyé Simões da Silva

Ecologia - Ecologia de Ambientes aquáticos Continentais

http://lattes.cnpq.br/2586808724072131

Olívia Maria Pereira Duarte

Genética - Biologia Molecular

http://lattes.cnpq.br/2992950201628311

Orlando Ernesto Jorquera Cortés

Bioquímica – Energia e Ambiente

http://lattes.cnpq.br/2287351005376845

Coordenador: Prof. Luiz Norberto Weber (luizweber@ufsb.edu.br)

Vice coordenadora: Profa. Cristiana Barros Nascimento Costa (cbncosta@gmail.com)

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